Quem é Michelle Bolsonaro? Conheça a sua atuação em causas sociais, sua trajetória política e as polêmicas
Michelle Bolsonaro é a atual primeira-dama do Brasil. Ela tem forte atuação na causa das pessoas com deficiência e junto aos evangélicos. Leia sua biografia.
Michelle Bolsonaro foi a única primeira-dama do Brasil a fazer um discurso na posse presidencial. Nessa ocasião, ela surpreendeu o mundo ao fazer o discurso em libras, enquanto uma intérprete o traduzia simultaneamente para a língua portuguesa.
A primeira-dama mostrou seu engajamento na defesa das causas sociais ligadas às pessoas com deficiência, principalmente surdas. Michelle Bolsonaro também sempre participa da Marcha para Jesus, mostrando a sua proximidade com o público evangélico e anunciando a sua fé. Veja quem é Michelle Bolsonaro.
Para saber mais sobre ideologias políticas e sua influência na história moderna, a Brasil Paralelo está oferecendo gratuitamente o e-book Ideologias Políticas: As Diferentes Correntes. Não perca a oportunidade de conhecer as origens e os principais pensadores da transformação cultural do mundo ocidental dos últimos anos.
No dia 22 de março de 1982, nasceu, em Brasília, Michelle de Paula Firmo Reinaldo. Ela foi criada em uma cidade próxima à capital conhecida como Ceilândia. Seus pais são Maria das Graças Ferreira e Vicente Reinaldo. Sendo a mãe mineira e o pai cearense.
Vicente Reinaldo se tornou popular em âmbito nacional, após o presidente Jair Messias Bolsonaro citar o seu apelido para se defender de acusações de racismo. Segundo Bolsonaro, não faria sentido chamá-lo de racista sendo que seu sogro é o “Paulo Negão”. O presidente nutre boa amizade com o pai de Michelle.
Michelle tem quatro irmãos, todos cresceram em regiões mais pobres de Brasília. Michelle morou em uma casa bem humilde e foi estudante de escola pública.
Quando terminou o seu Ensino Médio, ela foi trabalhar como promotora de eventos para ajudar nas despesas de casa. Michelle Bolsonaro também fez alguns trabalhos como modelo.
Formação de Michelle Bolsonaro
A formação de Michelle Bolsonaro no Ensino Médio Escolar se deu em uma escola pública de Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal. Outras formações informais de Michelle são:
intérprete de libras - tendo se formado na igreja batista Atitude;
gerente de vendas da vinícola Aurora e
secretária parlamentar na Câmara dos Deputados.
Início da vida política
Em 2004, Michelle Bolsonaro entrou para a vida política. Ela começou a trabalhar na Câmara dos Deputados, no gabinete do deputado Vanderlei Assis do Partido Progressistas (PP).
Esse deputado só foi eleito por causa da aliança com Enéas Carneiro. Vanderlei teve uma quantidade irrisória de votos, mas, graças aos mais de 1 milhão de votos de Enéas, Vanderlei foi eleito devido ao sistema proporcional.
Vanderlei Assis se envolveu com um esquema de corrupção denunciado no chamado “Escândalo dos Sanguessugas”, esquema que desviava dinheiro da compra de ambulâncias.
Mesmo trabalhando em seu gabinete, não existe qualquer relação de Michelle com o caso de corrupção no qual foi denunciado o deputado. A primeira-dama desempenhava um trabalho administrativo na câmara.
Michelle Bolsonaro mudou de gabinete para trabalhar com Marco Aurélio Ubiali, do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em 2007, ela foi transferida para trabalhar junto à liderança do Partido Progressistas (PP). Foi nesse momento que ela aumentou sua proximidade ao então deputado federal do PP, Jair Messias Bolsonaro.
Como Michelle e Jair Bolsonaro se conheceram?
Apenas 9 dias depois de conhecer Jair Bolsonaro, ele e Michelle se tornaram noivos. Com seis meses de relacionamento, eles se casaram.
Um ano depois, Michelle Bolsonaro foi exonerada do cargo de secretária parlamentar após o STF entender que nepotismo é algo proibido pela Constituição de 1988.
Em 2011, Michelle Bolsonaro deu à luz a filha do casal, Laura. Ela é conhecida popularmente como Laurinha e aparece diversas vezes ao lado do presidente e da primeira-dama. Bolsonaro nessa época tinha feito um processo de vasectomia, mas o reverteu para ter uma filha com Michelle Bolsonaro.
A cerimônia de casamento ocorreu em março de 2013. Jair Bolsonaro se casou com Michelle em uma cerimônia evangélica conduzida pelo pastor Silas Malafaia.
Diferente do perfil de seu marido, Michelle Bolsonaro é menos combativa e mais discreta.Mesmo compartilhando dos valores defendidos por Bolsonaro, as suas aparições públicas são calmas e menos polêmicas.
Nas Eleições, ela apareceu em propagandas eleitorais para dar força ao marido. Sua presença foi importante para conectar Bolsonaro ao público feminino, que demonstrava mais rejeição ao então candidato.
Michelle Bolsonaro é evangélica e foi peça fundamental para aproximar ainda mais Bolsonaro desse público. A sua postura mais moderada contribui para amenizar algumas brincadeiras e falas polêmicas de Bolsonaro.
Michelle sempre pontuou em entrevista que em casa é ela que manda, e que o marido era muito mais doce e delicado do que as suas aparições públicas davam a entender. Seu trabalho trouxe ao público uma visão mais pessoal de Bolsonaro, fora dos holofotes da política.