This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Lançamentos
3
min de leitura

Infiltrados: Venezuela, Diário de Viagem [Capitulo 1]

Diário de Viagem Capitulo 1, Bruno Musa visita o país que sempre o intrigou e divide com a Brasil Paralelo seu relato.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
30/5/2023 15:20
Fonte: de autoria própria.

Bruno Musa é um empresário que atua há 15 anos no mercado financeiro, fundador da empresa de investimentos Acqua Vero, assessor financeiro e professor de finanças. A convite da Brasil Paralelo, Musa viajou para a Venezuela para conhecer a realidade do país com seus próprios olhos.

Ele compartilhou com a Brasil Paralelo sua jornada, aprendizados e descobertas. Elas serão apresentadas neste diário nos próximos dias:

Diário de Viagem [Capitulo 1]

Oi, eu sou o Bruno Musa. Já fui a Cuba e a outros países por uma vontade genuína de conhecer a história desses lugares e entender o dia a dia das pessoas que moram lá. Eu sempre fui interessado por conhecer histórias reais. 

Mas um país ainda me intrigava: a Venezuela.

Nos últimos anos, escutei muitos relatos sobre o que está acontecendo na Venezuela. Para mim, as manchetes dos jornais apontavam constantemente uma triste realidade.

Crise econômica, falta de alimento nas prateleiras de supermercados, miséria, corrupção, inflação, instabilidade política e uma das maiores crises migratória e humanitária do planeta.

Cheguei a ver notícias que diziam que a ONU acusou o país de ter cometido crimes contra a humanidade, afirmando também que pessoas foram presas à força.

Quando pesquisei sobre o índice de liberdade econômica do país, descobri que a Venezuela tem o terceiro pior indicador mundial.

Além disso, assuntos como socialismo, movimentos revolucionários, Hugo Chávez e Nicolás Maduro são recorrentes nos jornais e revistas do Brasil e do mundo.

Mas, aparentemente, as notícias sobre a Venezuela nem sempre foram assim.

Os venezuelanos eram ricos, prósperos e conhecidos como um dos maiores consumidores de whisky do mundo.

Isso me deixou ainda mais curioso, afinal, como uma nação com aparente passado de sucesso e prosperidade ganhou os holofotes da mídia com notícias sobre pobreza e miséria?

O problema era que eu conhecia a Venezuela só pela voz dos outros. Finalmente, entendi que estava na hora de ver a realidade com os meus próprios olhos.

Aceitei uma missão arriscada. 

Muitas pessoas me disseram que a Venezuela vive sob forte regime e ir a um país supostamente tão fechado e registrar o cotidiano do povo venezuelano seria perigoso.

Mas como ir até lá e filmar tudo sem ter o material confiscado pelo governo?

Ouvi dizer que lá está localizada a maior favela da América Latina. Pelo risco, será que devo ir sozinho ou acompanhado?

Confesso que não sei muito bem por onde começar e preciso pensar a respeito.

A convite da Brasil Paralelo, Bruno Musa foi até a Venezuela para ver com seus próprios olhos a realidade nua e crua desse país. O economista e empreendedor conheceu a realidade dos venezuelanos tendo conhecido pessoas e ouvido relatos sobre a realidade do dia a dia.

A viagem ajudou a revelar o que é verdade e o que é mentira sobre o que é dito do país. O novo Original Brasil Paralelo é uma produção inédita contada pelo próprio povo venezuelano e com imagens inéditas feitas dentro do país.

A viagem virou o novo documentário da Brasil Paralelo: Infiltrados: Venezuela, que estreia em junho.

Toque no link e conheça essa história.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais