Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
Biografia
3
min de leitura

"Meu nome é Enéas!" - conheça a vida e o pensamento de Enéas Carneiro

Enéas Carneiro foi uma das personalidades políticas mais eruditas e marcantes da história recente do Brasil. Conheça sua vida e pensamento.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
30/3/2023 14:39
Enéas em uma edição do programa Roda Viva de 1994, da emissora TV Cultura, pertencente a Fundação Padre Anchieta.

Enéas Carneiro foi uma das personalidades políticas mais marcantes da história recente do Brasil. Com uma trajetória de superação e demonstração de erudição, sua presença no cenário político brasileiro foi marcada por um discurso enérgico e opiniões conservadoras.

Seu grande conhecimento em áreas científicas diferentes impressionou muitos brasileiros, trazendo admiradores mesmo entre opositores.

Suas ideias ainda reverberam pelo Brasil, com muitos vídeos seus possuindo milhões de visualizações. Conheça a vida e obra desta figura brasileira icônica.

O que você vai encontrar neste artigo?

Biografia

Enéas Ferreira Carneiro era seu nome completo. Nasceu em Rio Branco, no Acre, em 5 de setembro de 1938. Seu pai era barbeiro e sua mãe era dona de casa. Enéas foi criado católico, tendo defendido a fé em Deus na vida adulta durante palestras e entrevistas.

Com 9 anos de idade ficou órfão de pai. O livro Enéas, o brasileiro por excelência, de André Garcia Britto de Morais, mostra que a família Ferreira Carneiro praticamente só comia farinha e tomava café após a perda do pai. 

O pequeno Enéas teve que ajudar no sustento da casa, trabalhando em açougues, construção civil, auxiliar de escritório, datilógrafo e outras profissões.

Na escola, Enéas sempre foi o primeiro da turma, passando no vestibular da Escola de Saúde do Exército em primeiro lugar. Segundo ele, foi graças ao ingresso na escola de sargentos que ele conseguiu estudar e sair da pobreza.

Aos 19 anos, ele e sua mãe se mudaram para o Rio de Janeiro, onde Enéas se tornou Terceiro Sargento Auxiliar de Anestesia após 2 anos de curso, tendo recebido premiações pelo seu trabalho. A partir daí, ele não deixaria de trabalhar e estudar arduamente.

Algumas das suas principais realizações profissionais e intelectuais são:

  • Enéas passou em primeiro lugar na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, atual UNIRIO, onde formou-se médico. Especializou-se em cardiologia e foi tido como referência na área devido a seus escritos sobre o assunto;
  • Em 1962, ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Estado da Guanabara, atual UERJ, formando-se em matemática e física. Logo após a graduação começou a dar aulas de matemática, física, química, português e biologia em um cursinho preparatório para vestibular, tornando-se diretor-presidente da instituição.

Obteve título de mestre em cardiologia pela UFRJ e publicou diversos artigos científicos e livros na sua área, tais como O Eletrocardiograma e Alentecimento da Condução AV.

Em 1994, publicou o livro Um Grande Projeto Nacional, obra feita para mostrar seu projeto de governo para o Brasil.

Início do interesse político

Como lia muito e a respeito de assuntos variados, Enéas conheceu o comunismo em sua juventude a partir das obras de Friedrich Engels. De início, ficou deslumbrado com as teses supostamente científicas do autor. 

Com o passar do tempo e dos estudos, Enéas se desencantou com essas teorias. Em 1994, em entrevista ao programa Questão de Ordem, afirmou:

"Quando o Estado toma conta dos meios de produção, a competição some, e satisfeitas as necessidades básicas, como habitação, a sociedade entra em letargia e não se desenvolve". 

A partir de suas leituras sobre diversos posicionamentos políticos que Enéas formularia o pensamento que o tornaria um ícone nacional.

  • Saiba mais sobre o comunismo com a maior produção audiovisual já feita sobre o tema: o Épico História do Comunismo, da Brasil Paralelo:

O pensamento político de Enéas

Enéas dizia ser nacionalista. Sua doutrina política girava em torno da defesa dos interesses nacionais contra interesses globalistas. Denunciava grandes governos e empresários que investiam em políticas de conquista econômica, de liberação das drogas e da defesa do relativismo moral, como o governo dos EUA e o empresário George Soros.

Para ele, esses empresários buscavam enfraquecer as sociedade locais para incentivar o mercado das drogas e para tomar suas riquezas:

"Acredito que exista uma saída para o Brasil: romper completamente com o sistema financeiro internacional que movimenta diariamente cerca de US$ 3 trilhões. Diante deste cassino mundial, a globalização é apenas uma palavra bonita que encobre um processo de pirataria, de rapinagem explícita", disse Enéas na edição de maio de 1998 da revista IstoÉ.

Economia e defesa internacional

Para desenvolver a economia nacional, Enéas defendia um Estado forte, gerido por especialistas em seus respectivos assuntos, que incentivassem e protegessem o livre mercado interno.

Para assegurar a soberania nacional, Enéas defendia o desenvolvimento de bombas atômicas nacionais.

Quando questionado sobre sua posição política, afirmava ser contrário aos erros da direita e da esquerda:

"Jamais aceitei o elitismo da direita, a desordem da esquerda, nem a falsa democracia” , disse em uma propaganda eleitoral.

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais