Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
História do Brasil
3
min de leitura

Era Vargas – O governo e a vida do presidente autoritário e amado

A Era Vargas com Getúlio na Presidência estendeu-se de 1930 a 1945. Entenda como foi a Ditadura do Estado Novo do início ao fim.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
31/8/2021 13:53
Vargas fumando.

Getúlio foi o presidente que saiu da vida para entrar na história. Por alguns foi aclamado como pai dos pobres, por outros foi odiado como ditador populista. A Era Vargas deixou marcas profundas na vida do povo brasileiro e precisa ser estudada e analisada.

Este tema é tão importante para entender nossa realidade atual que a Brasil Paralelo produziu um filme sobre a Era Vargas.

Vários historiadores e jornalistas renomados foram reunidos para explicar uma dos momentos mais importantes da história brasileira.

Assista ao filme e junte-se a mais de um milhão de pessoas que já aprenderam com esta produção.

O que você vai encontrar neste artigo?

Etapas da Era Vargas

As-fases-do-governo-vargas-foram-Governo-Provisorio-Governo-Constitucional-e-Estado-Novo
Charge representando as fases do governo durante a Era Vargas.

A Era Vargas foi um período de 15 anos, durante o qual Getúlio Vargas foi Presidente do Brasil continuamente entre 1930 e 1945. Seu governo variou do Provisório ao Constitucional e também a Ditadura do Estado Novo.

O Presidente aproximou-se de regimes totalitários e conduziu o país de forma populista.

A Era Vargas está dividida em três momentos principais:

  • Governo Provisório: 1930-1934;
  • Governo Constitucional: 1934-1937;
  • Estado Novo: 1937-1945.

O contexto em que Getúlio Vargas surgiu no cenário político

O Brasil vivia a República Velha, República Oligárquica ou República do Café com Leite. O Partido Republicano Mineiro e Partido Republicano Paulista revezavam na presidência. A cada ano era escolhido um presidente de cada estado, alternando um presidente mineiro e um paulista.

O poder era dominado pelas duas elites cafeeiras mais poderosas, mantendo a população neste sistema por 20 anos.

Tudo mudou quando o Presidente da época, Washington Luís (Presidente de 1926 a 1930), indicou um paulista ao governo, quando deveria ter indicado um mineiro. Ele quebrou o acordo das oligarquias republicanas.

Por causa disso, Minas Gerais resolveu unir-se aos paraibanos e gaúchos para derrubar os paulistas nas eleições. Esta foi a Aliança Liberal.

Este novo grupo político lançou um candidato que entrou para a história, mudando o rumo das relações políticas no Brasil: Getúlio Vargas.

Quem foi Getúlio Vargas?

Getúlio Dornelles Vargas foi advogado, militar e ex-Presidente do Brasil. Foi o que ocupou o cargo por mais tempo (15 anos, de 1930 a 1945). Ao depor o 13º Presidente da República, Washington Luís, acabou com a República Velha. Também impediu a posse de Júlio Prestes, eleito em 1º março de 1930.

Getúlio nasceu em São Borja, Rio Grande do Sul, em 19 de abril de 1882.

Em 24 de agosto de 1954, ele se matou, deixando 5 filhos. Ao final do artigo, os detalhes deste acontecimento serão relatados com detalhes.

Getúlio Vargas foi considerado um autoritário amado, que sequer parecia autoritário. Durante o tempo de seu governo populista, surgia no mundo o Fascismo. Sua retórica era a mesma: vamos modernizar, olhar para o futuro e ter grandes lideranças para ser uma grande nação.

Getúlio tinha os elementos necessários para ser um fascista brasileiro, por causa de seu autoritarismo e forma de governo, como será explicado.

Foi neste contexto que a Aliança Liberal indicou o gaúcho Getúlio Vargas para concorrer contra Júlio Prestes. O paulista representava o conjunto das oligarquias de São Paulo e outras 19 unidades da federação.

Com uma larga vantagem, Prestes foi eleito Presidente da República. Sua posse ocorreria no simbólico 15 de novembro. Mas Vargas tinha outros planos.

Júlio Prestes jamais se sentaria na cadeira presidencial graças a uma nova revolução, outra tomada de poder. Um golpe de Estado.

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais