O que as principais ideias de Karl Marx revelam sobre sua visão de mundo? Ele foi o principal ideólogo do socialismo, cuja finalidade é o comunismo. Sua filosofia foi interpretada e colocada em prática de diferentes formas e a história nunca mais foi a mesma.
Este artigo apresenta um resumo das suas ideias mais populares. Mas, como em todo estudo aprofundado, o entendimento mais completo deve ser alcançado com a leitura das obras do autor e de seus principais comentadores.
Prepare-se para a maior produção já feita sobre a história do comunismo no mundo. O Épico História do Comunismo estreia gratuitamente no dia 14 de março, trazendo conteúdos inéditos sobre cultura, política, socialismo, comunismo e o século vermelho - para assistir de graça, faça seu cadastro aqui.
As principais ideias de karl Marx, suas ideias mais notáveis, são: a transição gradual para o comunismo, a ditadura do proletariado, o materialismo histórico e materialismo dialético, o socialismo científico, o modo de produção, a mais-valia, a luta de classes, a teoria marxista da ideologia e da alienação e o fetichismo da mercadoria.
Entender esses tópicos é um bom primeiro passo para os que se interessam por esse autor. Porém, antes da explicação, segue abaixo uma pequena biografia de Marx.
Karl Marx nasceu em 05 de maio de 1818 em Tréveris, na Alemanha. Foi filósofo, político, economista, sociólogo e jornalista. Sua família era de judeus de classe média.
Quando adolescente, ingressou na Universidade de Bonn. Estava cursando Direito quando começou a se engajar na política estudantil. Não muito tempo depois, ele se transferiu para a Universidade de Berlim, onde conheceu o pensamento de Hegel, outro conhecido filósofo da modernidade.
Desse momento em diante, ele passou a condenar mais fortemente tanto o Estado quanto a religião.
Nesse período conheceu Jenny. Foi com ela que se casou em 1843 e com quem teve 7 filhos. Havia um outro filho, fruto de suas relações com a empregada socialista que havia contratado, chamada Helena Demuth. Porém, ele não assumiu a paternidade e não ajudou na criação.
Seu envolvimento com a filosofia hegeliana se fortalecia cada vez mais, bem como sua participação em grupos de esquerda. Por isso, transferiu-se para o curso de filosofia e nele permaneceu até obter o doutorado.
Marx se mudou para a cidade de Colônia e lá conheceu Engels, também filósofo, que se tornou seu amigo. Nessa cidade, Marx assumiu a diretoria do jornal Gazeta Renana. Quando esse jornal fechou, ele se mudou para Paris.
Dois anos após Jenny morrer, Marx passou por uma depressão. Somou-se a isso uma infecção na garganta que o impedia de se alimentar ou falar adequadamente. Com mais complicações, ele teve problemas no sistema respiratório.
Karl Marx morreu em 14 de março de 1883.
Sabendo ao menos um pouco de como foi sua vida, as principais ideias de Karl Marx podem ser melhor resumidas.
Para entender quais são as principais ideias de Karl Marx é preciso conhecer a influência que Engels exerceu sobre ele.
Engels era seu amigo e boa parte da filosofia marxista foi pensada com sua ajuda. Juntos eles desenvolveram os ensaios sobre o socialismo.
Os dois enxergavam a disputa entre classes em toda a realidade. Eles consideravam que a diferença entre patrão e empregado era uma injustiça. Por causa disso, a diferença deveria deixar de existir para que os trabalhadores não fossem mais oprimidos.
Karl Marx e Engels condenavam:
O sistema capitalista;
A propriedade privada;
A família;
A liberdade individual;
A religião.
Motivado por seus ideais, Marx fundou a Sociedade dos Trabalhadores Alemães para fortalecer o movimento operário europeu.
Tanto ele quanto Engels pertenciam à Liga Comunista, que defendia a luta de classes, ou seja, a guerra armada entre operários e patrões, isto é, entre proletariado e burguesia.
Eles entendiam que era necessário criar o caos na sociedade para derrubar a ordem vigente. Assim, acreditavam que do terror a ordem surgiria, bem como a igualdade. Esse modo de pensar é originalmente hegeliano, tópico que ainda será melhor explicado.
Hegel ensinava que do combate entre os contrários surgiria algo melhor. Em suas palavras, dizia que o embate de uma tese com sua antítese levariam a uma síntese, que seria uma nova tese a ser combatida.
Assim, tudo estaria sempre em mudança, alcançando uma síntese após a outra. Marx herdou isso e formulou seu jeito de pensar.