Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

“Estamos no caminho para o inferno”, diz secretário-geral da ONU sobre o clima global

António Guterres, secretário-geral da ONU e ex-secretário-geral do Partido Socialista de Portugal emite declarações impactantes sobre devastações climáticas.

Por
Publicado em
7/11/2022 18:21

No segundo dia da cúpula do clima da ONU, a COP 27 do Egito, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu aos países signatários da ONU que intensifiquem seu trabalho para reduzir as emissões de gases de efeito estufa ao redor do mundo.

Segundo ele:

“Estamos na luta de nossas vidas. E estamos perdendo. As emissões de gases de efeito estufa continuam crescendo. As temperaturas globais continuam subindo. E nosso planeta está se aproximando rapidamente de pontos de inflexão que tornarão o caos climático irreversível”, afirmou o chefe da ONU.

Estamos em uma estrada no caminho para o inferno climático com o pé no acelerador".

O discurso do secretário veio no contexto do relatório divulgado pela ONU no dia 26/10/2022. Segundo a organização, os países ainda precisam intensificar a redução de gás carbônico para evitar que a Terra se aqueça até um nível danoso para a população mundial.

Macron também se manifestou na COP 27 dizendo:

"Estados Unidos e China devem responder a este desafio, já que os europeus são os únicos que pagam".

Para o líder francês, a França e a Europa estão no caminho correto para a redução de emissões. Mas, segundo ele, os grandes países emergentes "têm que abandonar rapidamente" o carvão como fonte de energia.

Divergências científicas e políticas

Não é a primeira vez que há alarde sobre problemas ambientais colocando a humanidade em risco. Quando o assunto é meio ambiente, é comum surgirem dados inflados de diferentes lados, além de notícias desatualizadas ou imprecisas. Confira alguns exemplos:

  • No longa-metragem “Uma Verdade Inconveniente“, Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos afirmou que a neve que cobre a montanha Kilimanjaro derreteria totalmente até 2015 (dentre outras catástrofes). A afirmação é da Universidade de Ohio, originalmente publicada em 2002. Contudo, até 2022 o ponto mais alto da África continua cheio de neve e cercado de glaciais. A grande mídia mundial também propagou a história baseada na teoria não comprovada, causando pânico no mundo.
  • O climagate mostrou que cientistas da University of East Anglia esconderam evidências que questionavam a influência humana sobre o aquecimento global.

Os professores Ricardo Felício, Richard Lindzen, David Deming e Luiz Carlos Molion e outros mostram que não há unanimidade ou consenso sobre o modo como o papel do homem impacta nas alterações climáticas.

Para entender o assunto, a Brasil Paralelo reuniu um time de especialistas e pesquisadores e lançou o documentário Cortina de Fumaça. O longa analisa o que está por trás das constantes desinformações divulgadas por parte do movimento ambientalista.

Nomes como Patrick Moore (co-fundador do Greenpeace), Aldo Rebelo (relator do projeto do Novo Código Florestal), Alysson Paulinelli (ex-ministro da Agricultura) e muitos outros.

Esse assunto e muitos outros como o infanticídio indigena e o potencial do Brasil no mercado agropecuário internacional são abordados no filme Cortina de Fumaça.

Toque aqui para assistir o documentário original da Brasil Paralelo.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais