Aproveite os bônus esclusivos
Estreia de A Vida dos Santos
00
D
00
H
00
M
00
S
January 26, 2026
APROVEITAR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Freira morre por causa de mal-entendido após dizer que amava 'outro homem'

Assassino confundiu votos religiosos com caso amoroso e a esfaqueou enquanto servia em lar de idosos.

Por
Gabriel Costa
Publicado em
29/1/2026 20:29
Reprodução

Para os cristãos do mundo, a sexta-feira santa é o momento de relembrar a morte de Jesus Cristo. Mas, para Lindalva Justo de Oliveira, aquela manhã de 9 de abril de 1993 reservava o seu próprio martírio.

Ela era uma Freira, servia café da manhã aos idosos do abrigo Dom Pedro II, em Salvador. Não percebeu quando seu assassino se aproximou por trás, carregando uma peixeira amolada e uma obsessão doentia.

A tragédia começou muito antes do primeiro golpe, com um erro que jamais deveria ter acontecido.

O assassino, Augusto da Silva Peixoto, de 46 anos, entrou no abrigo por indicação de um político. Forte e saudável, ele ocupou indevidamente uma vaga que deveria ser de um idoso.

Esse descuido administrativo colocou um predador dentro da casa daqueles que dedicavam a vida a servir aqueles idosos.

É o tipo de mal-entendido que escala para o desastre. Augusto nutriu uma paixão obsessiva pela freira que cuidava dele, confundindo o zelo religioso dela com interesse romântico.

Quando Lindalva, tentando afastá-lo, disse que "já havia entregado seu amor a outro homem", referindo-se a Jesus Cristo, a mente perturbada de Augusto criou um rival.

Ele chegou a sentir ciúmes de um idoso apelidado de "Coração", a quem Lindalva tratava com atenção especial.

O desfecho foi brutal. Tocada no ombro, Lindalva virou-se e recebeu 44 facadas.

O assassino não fugiu. Com uma frieza que desafia a compreensão humana, sentou-se num banco, aguardou a polícia e declarou que seu "trabalho estava concluído".

Anos depois, ao sair do manicômio, ele foi rejeitado pela família e acabou acolhido por um pastor. Augusto, no entanto, insistiu em se justificar: comparou-se a famosos que mataram suas esposas e reclamou que a sociedade não o perdoava.

A grandeza da história, porém, veio da mãe de Lindalva. Aos 97 anos, Dona Maria Lúcia surpreendeu a todos com sua força moral: ela declarou publicamente que perdoava o assassino, acreditando que ele agiu fora de si.

A Igreja agiu rápido. Por ter morrido defendendo sua castidade na Sexta-Feira Santa, Lindalva foi reconhecida como mártir. Isso fez o papa Bento XIV permitir  sua beatificação em 2007 sem a exigência de um primeiro milagre.

Agora, ela aguarda a canonização. Para ser declarada Santa, é necessário apenas o reconhecimento de mais um milagre atribuído a ela.

Lindalva está passando pelo mesmo processo que outros santos passaram durante a história. Todos com um padrão: a coerência de vida com seus princípios e com sua fé. 

Para conhecer essas trajetórias, A Brasil Paralelo lançou a série Vida dos Santos. Para acessar e descobrir como essas pessoas alcançaram uma vida considerada digna de ser imitada. Assista agora ao episódio 1 gratuitamente no canal da Brasil Paralelo.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais