Raio-X Baco Master
Exibição única
00
D
00
H
00
M
00
S
February 23, 2026
ASSISTIR DE GRAÇA
2026-02-23 8:00 pm
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Brasil
3
min de leitura

O que um bebê de Chimpanzé e um bebê de Urso Polar fazem em plena São Paulo?

Nur é o primeiro filhote de urso polar da história a nascer na América do Sul. Já o filhote de Chimpanzé, que nasceu no Brasil, terá o nome escolhido pelo público.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
16/2/2026 16:29
À esquerda, o bebê de chimpanzé que nasceu em 2026 em São Paulo. À direita, o bebê de urso polar que nasceu ao final de 2024 na mesma cidade.

São Paulo é a maior capital do Brasil e é nacionalmente conhecida pela grande quantidade de pessoas, empresas e prédios. É até difícil imaginar que em meio a essa selva de pedras, seriam realmente os animais selvagens que chamariam a atenção. 

Tudo começou com um nascimento muito inusitado. Em novembro de 2024, o casal de ursos polares do Aquário de São Paulo tiveram um filhote que recebeu o nome de Nur. 

Nur é o primeiro filhote de urso polar da América Latina. Ela é filhote da Aurora e do Peregrino.

Esse fato chamou a atenção da comunidade científica internacional, já que é muito difícil que esses animais se reproduzam em cativeiro. Evidenciando assim o tratamento e cuidado de alto nível que eles recebem no local. 

Dividindo os holofotes com a Nur, nasceu no dia 25 de janeiro de 2026 um bebê macho de chimpanzé no Zoológico de São Paulo. Foi aberta uma votação nas redes sociais para que o nome do filhote seja escolhido pelo público.

O bebê chimpanzé nasceu no Zoológico de São Paulo em janeiro de 2026 e já pode ser visto pelo público.

Tanto o bebê de chimpanzé, quanto o filhote de urso polar, podem ser visitados pelo público.

Por que animais como ursos polares ou chimpanzés ficam em cativeiro?

Não é incomum que pessoas associem os aquários e zoológicos com prisões. Elas acreditam que esses animais estão sendo impedidos de viverem a sua vida plenamente e sendo submetidos a crueldades.

Mas a realidade é diferente. 

Esses ambientes funcionam como locais de preservação da biodiversidade e também prestam serviços de educação científica. 

Muitas dessas instituições atuam em programas de reprodução, manejo genético e reintrodução de espécies ameaçadas, como o mico-leão-dourado, além de integrarem redes nacionais e internacionais de proteção à fauna. 

Também acolhem animais vítimas de tráfico, acidentes e perda de habitat, oferecendo cuidados técnicos quando a reintrodução à natureza não é possível.

Os animais no Zoológico e no Aquário recebem acompanhamento de biólogos e veterinários.

Ao aproximar o público da vida silvestre, criam oportunidades para conscientização ambiental e reflexão sobre problemas como desmatamento, caça ilegal e comércio de animais selvagens.

Crianças e adultos têm nestes locais a oportunidade de ver animais que antes só viam pela televisão ou internet.

Tanto os chimpanzés, quanto os ursos polares, estão ameaçados de extinção. Assim, além de cumprir o papel de educação científica, o Aquário e o Zoológico de São Paulo atuam de forma direta na preservação dessas espécies. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais