Últimas horas com 70%OFF
Essa oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 30, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Cultural
3
min de leitura

São Paulo inaugura a primeira sala de concertos do mundo dentro de uma favela

Comunidade do Heliópolis agora conta com uma sala de 533 lugares para aulas, concertos e apresentações.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
26/11/2025 15:24
Prefeitura de SP

Heliópolis viveu na manhã desta terça-feira (25) um marco inédito: a abertura do Teatro Baccarelli, a primeira sala de concertos instalada dentro de uma favela no mundo.

O espaço, com padrão internacional, foi construído em um terreno cedido pela prefeitura de São Paulo por 90 anos ao Instituto Baccarelli, responsável por projetos de educação musical na região há mais de duas décadas.

O projeto segue critérios de baixo impacto ambiental e priorizou a contratação de moradores da comunidade durante a obra.

O Instituto Baccarelli vê o teatro como um ponto de virada para Heliópolis. Durante a inauguração, o maestro e CEO do Instituto, Edilson Venturelli, destacou o papel do espaço na formação de jovens.

“Aqui, 1.650 crianças estudam música todos os anos. O objetivo é simples: garantir oportunidades reais. Com arte e educação, essa garotada não vai pegar no fuzil quando crescer”, afirmou.

A cerimônia reuniu famílias, alunos e autoridades. O prefeito Ricardo Nunes disse que o teatro representa “um espaço de oportunidade”, onde jovens “vão aprender, tocar e sonhar”.

Ele lembrou que a concessão municipal, antes limitada a 20 anos, foi ampliada ao máximo permitido por lei, garantindo a permanência da instituição no mesmo endereço por quase um século.

O governador Tarcísio de Freitas também participou e ressaltou o impacto social do projeto. “Muita gente aqui nunca tinha entrado em um teatro. Agora vai entrar e vai ver os próprios filhos tocando em alto nível. É assim que se constrói o futuro”, disse.

Em suas redes sociais, reforçou que apoiar iniciativas que cuidam da juventude continuará sendo prioridade.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Estrutura dos grandes teatros

O projeto acústico do teatro foi assinado pelo escritório do engenheiro José Augusto Nepomuceno, responsável por espaços como a Sala São Paulo e o Teatro Cultura Artística.

A sala conta com 11 rebatedores de 300 kg pendurados no teto e caixas acústicas distribuídas nas paredes para garantir som de alta qualidade.

O teatro tem 533 lugares, mais de 1.300 m² de área construída e um fosso móvel capaz de adaptar o palco para apresentações de diferentes linguagens.

Além das apresentações profissionais, o espaço será a nova casa dos 19 coros, quatro orquestras e grupos de câmara mantidos pelo Instituto Baccarelli, incluindo a Orquestra Sinfônica Heliópolis, a primeira orquestra sinfônica criada dentro de uma favela.

Ela foi a responsável por inaugurar oficialmente o novo palco.

O Teatro Baccarelli foi entregue após uma obra que mobilizou 350 operários, utilizou 800 toneladas de cimento e somou mais de 3 mil horas de trabalho.

O espaço passa a sediar as atividades dos 19 coros, quatro orquestras e conjuntos de câmara do Instituto Baccarelli e será usado para apresentações de diferentes formatos.

Com a inauguração, Heliópolis passa a contar com a primeira sala de concertos instalada dentro de uma favela.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais