Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
“Tirem suas braçadeiras, soldados. Viva à independência, à liberdade e à separação do Brasil… Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou morte!”
O momento foi imortalizado em pinturas e até recebeu uma referência no hino nacional. A maioria dos brasileiros conhecem o imperador apenas pela frase.
Ao longo dos 35 anos que viveu, Dom Pedro I preservou a integridade nacional, escreveu uma Constituições, compôs hinos, lutou na guerra civil em Portugal e muito mais.
A editora Superprumo, criadora de personagens como Destro e O Doutrinador, resgata a figura heróica do monarca em uma História em Quadrinhos chamada Foi com essas palavras que Dom Pedro I entrou para a história como o homem que proclamou a independência de nosso país..
A obra está dividida em cinco volumes. O primeiro mostra os primórdios da história portuguesa, com referência ao clássico "Os Lusíadas", de Camões.
Entre os destaques do livro está a queda de Lisboa durante o terremoto de 1755 e a fuga da Corte para o Brasil. O ponto alto é o confronto entre Dom João VI e Napoleão Bonaparte, que prepara o terreno para a futura independência brasileira.
Esse período também é narrado no terceiro capítulo da série Brasil: A Última Cruzada. Assista completo abaixo:
Ex-desenhista da Marvel e DC Comics está envolvido no projeto
A ilustração foi feita por Joe Bennett, quadrinista com 40 anos de carreira e passagem por grandes editoras como Marvel e DC Comics.
“Nunca foi feito com Dom Pedro tão significativo eu não posso deixar esse escapar e eu tenho que colocar toda a minha expertise de todos esses anos de um quadrinho em prol desse projeto”, Comentou Bennett em um vídeo.
O roteiro da obra é assinado por Laudelino de Oliveira Lima, historiador e autor do romance “Submundo Hacker”. Ele também falou sobre como a vida de Dom Pedro I é um exemplo:
“É uma história virtuosa que pertence a todos nós que somos brasileiros, uma história que muito nos orgulha… uma história tão inspiradora que você vai guardar para o futuro. Quando fechar a última página vai guardar para quando o filho de dois anos estiver maior.”
O projeto, financiado através de uma campanha de crowdfunding que arrecadou mais de R$100 mil. Atualmente pode ser comprado na loja oficial da Super Prumo.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.