Filmes
3
min de leitura

Criador de Matrix afirma que a história era sobre transição de gênero dele e do seu irmão

Wachowski revelou que a ideia original para uma personagem era que fosse homem na realidade e mulher na Matrix.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
13/11/2025 17:38
Filme Matrix, Warner Bros

Uma pílula vermelha mudou tudo para o personagem Neo, do filme Matrix, e a sua história mudou o cinema. Matrix foi lançado às portas do novo milênio, num mundo tomado pelo medo da tecnologia e pela desconfiança da realidade virtual.

Por trás da trama sobre máquinas e uma revolução humana, a história de um dos filmes mais importantes da ficção científica tomou um novo tom: Matrix é uma história de transição de gênero.

É isso que disse uma das mentes criadoras do filme, Lilly Wachowski, antes conhecida como Larry.

O que você vai encontrar neste artigo?

A história dos irmãos Wachowski

Antes de se tornarem as “irmãs Wachowski”, Lana e Lilly cresceram como Andy e Larry em um bairro comum de Chicago, filhos de um empresário e de uma pintora. 

Desde cedo, passavam horas jogando jogos de mesa, lendo ficção científica, anime japonês e desenhando quadrinhos. 

Após pequenos trabalhos com a Marvel nos anos 90, os Wachowski deram à produtora Warner Bros. um filme que lhes ganhou autoridade para apresentar uma história que já escreviam desde 1992: The Matrix.

Com influências de filosofia situacionista francesa, o filme de anime Ghost in The Shell (1995), 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) e filmes asiáticos de artes marciais, Matrix nasceu. Mas havia uma inspiração mais profunda por trás.

Os irmãos Wachowski fizeram uma transição de gênero, passando de Andy e Larry a Lilly e Lana. Anos mais tarde, Lilly Wachowski afirmou que Matrix era uma alegoria dos seus desejos de transição.

Essa era a intenção original mas o mundo não estava pronto”, disse em entrevista.

Ela disse que a série "Matrix" era sobre um "desejo de transformação, mas tudo partia de um ponto de vista de alguém que estava no armário".

Wachowski afirmou também que não sabe quão ciente estava sobre isso.

“Não sei o quanto minha transexualidade estava presente enquanto escrevíamos, mas tudo surgiu do mesmo tipo de chama da qual estou falando”. 

Além disso, revelou que a ideia original para a personagem Switch, que era mulher na simulação e no mundo real, era que fosse homem na realidade e mulher na Matrix.

Qual o enredo de Matrix?

No filme Matrix (1999), a Terra do século XXII está devastada. As máquinas, tornadas conscientes, escravizaram os humanos, usando seus corpos como fonte de energia enquanto suas mentes vivem presas em uma simulação perfeita: o mundo de 1999.

Dentro dessa ilusão vive Thomas Anderson (Keanu Reeves), um programador que atua como hacker sob o nome de Neo. Recrutado por Morpheus (Lawrence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), ele descobre a verdade e precisa escolher entre a pílula azul ou a vermelha, que revela a terrível face da realidade.

Ao despertar, Neo aprende a manipular o código da própria realidade e enfrenta o sistema personificado no agente Smith, o defensor mais forte da simulação

Filmes como Matrix, que transcendem a grande tela e criam novos conceitos ou palavras, você pode encontrá-los na BP Select, o streaming da Brasil Paralelo.

Clique no link abaixo para saber mais sobre a BP Select e aproveite as promoções especiais da Black Friday, disponíveis apenas em novembro.

Quero assinar a BP Select.

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais