Às vezes, chorar faz parte do roteiro. Alguns filmes não querem apenas entreter: eles miram o coração e lembram o espectador de que sentir é um privilégio raro em tempos de distração. São obras que vão além da emoção passageira e deixam grandes reflexões.
Esses filmes para chorar não apelam para o drama fácil. Eles te colocam dentro da história, e fazem você lidar com profundas verdades da vida.
Preparamos uma lista com 10 filmes para chorar, com histórias que fazem a alma se reencontrar com grandes mensagens.
Um pianista apaixonado por jazz (Ryan Gosling) e uma atriz em busca do papel da sua carreira (Emma Stone) se apaixonam e a difícil relação entre a ambição e o amor. Um musical moderno sobre vocação e sacrifícios. Venceu 6 Oscars.
Ficha técnica Protagonistas: Ryan Gosling, Emma Stone Lançamento: 2016 Diretor: Damien Chazelle
Curiosidade: Antes de Gosling, Miles Teller quase protagonizou o filme (com Emma Watson). As negociações mudaram e o papel ficou com Gosling.
EU SOU DAVI (2003)
Um garoto foge de um campo comunista no Leste Europeu e cruza o continente com uma carta e uma missão. “Eu Sou Davi” é um drama enxuto sobre a resiliência da família: um filme para chorar pela força da esperança.
Ficha técnica Protagonistas: Ben Tibber, Jim Caviezel, Joan Plowright Lançamento: 2003 Diretor: Paul Feig
Curiosidade: O jovem “David” foi interpretado por Clem Tibber, irmão mais novo de Ben Tibber, que faz David no restante do filme.
MISS POTTER (2006)
A escritora britânica Beatrix Potter (Renée Zellweger) desafia as convenções da Inglaterra vitoriana para publicar seus contos infantis. Entre perdas, o filme revela a jornada de uma mulher que transformou solidão em criação.
Curiosidade: A casa “Hill Top” mostrada no filme é a Yew Tree Farm, propriedade que Potter realmente possuía na região do Lake District.
A PRINCESA PROMETIDA (1987)
O jovem camponês Westley (Cary Elwes) parte em uma jornada épica para resgatar sua amada Buttercup (Robin Wright), sequestrada por um príncipe inescrupuloso. No caminho, enfrenta espadachins, gigantes e vilões, sempre guiado pela força do amor verdadeiro. Misturando aventura, comédia e romance, o filme é um clássico atemporal.
Ficha técnica Protagonistas: Cary Elwes, Robin Wright, Mandy Patinkin Lançamento: 1987 Diretor: Rob Reiner
Curiosidade: Ao ser perguntado sobre o que mais gostou nas filmagens, André the Giant respondeu: “Ninguém olha para mim”, feliz por ter sido tratado como igual, sem olhares por causa do tamanho.
A VISÃO (Sight, 2024/25)
Baseada em uma história real, o Dr. Ming Wang supera os traumas da Revolução Cultural chinesa e constrói uma carreira brilhante como oftalmologista nos Estados Unidos. Quando conhece uma jovem órfã prestes a perder a visão, ele encontra no desafio de salvá-la uma chance de curar também as próprias feridas.
Ficha técnica Protagonistas: Terry Chen, Greg Kinnear Lançamento: 2024 (EUA); estreia em diversos países em 2025 Diretor: Andrew Hyatt
Curiosidade: Durante as filmagens, o próprio Dr. Wang montou um consultório no set e atendia pacientes reais, inclusive conhecidos de membros da equipe.
O IMPOSSÍVEL (2012)
Uma família em férias na Tailândia é surpreendida pelo tsunami de 2004. Separados pela força devastadora da natureza, a família luta para sobreviver e se reencontrar. O Impossível está baseado numa história real.
Ficha técnica Protagonistas: Naomi Watts, Ewan McGregor, Tom Holland Lançamento: 2012 Diretor: JA Bayona
Curiosidade: Muitos figurantes do filme eram sobreviventes reais do tsunami.
NASCE UMA ESTRELA (1937)
Uma jovem talentosa conquista o sucesso como cantora com a ajuda de um astro em decadência, que luta contra o vício e a perda de relevância. À medida que a carreira dela desponta, a dele desaba. É uma história sobre fama e sacrifício por trás dos holofotes.
Ficha técnica Protagonistas: Janet Gaynor, Fredric March Lançamento: 1937 Diretor: George Cukor
Curiosidade: O orçamento final foi US$5.019.770, tornando-o então o filme mais caro da Warner e o 2º mais caro de Hollywood na época, atrás de Duelo ao Sol (1946).
FLECHAS DE FOGO (Broken Arrow, 1950)
Um ex-soldado americano busca estabelecer a paz entre colonos e a nação apache no Velho Oeste. Ao se apaixonar por uma jovem indígena, ele enfrenta o preconceito e a violência de ambos os lados. O filme combina romance e drama para contar uma história de reconciliação e coragem em meio de uma nação jovem.
Ficha técnica Protagonistas: James Stewart, Jeff Chandler, Debra Paget Lançamento: 1950 Diretor: Delmer Daves
Curiosidade: O nome “Morning Star” (Sonseeahray) provocou risos no Reino Unido: era o mesmo nome de um jornal comunista.
INCÊNDIOS (2010)
Dois irmãos canadenses recebem, após a morte da mãe, a missão de entregar cartas misteriosas a um irmão e a um pai que não conheciam. A busca os leva ao Oriente Médio, onde descobrem verdades sobre o passado da família.
Curiosidade: No cemitério da cena final, há uma lápide com o nome “Stalker”, referência ao clássico de Tarkóvski — um aceno cinéfilo ao destino e às cicatrizes da memória.
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO (2018)
O evangelista Lucas visita Paulo, preso em Roma sob o império de Nero, para registrar suas últimas palavras e o testemunho que mudou a história. Enquanto a perseguição aos cristãos se intensifica, os dois enfrentam a violência.
Paulo, Apóstolo de Cristo é um filme para chorar que retrata os primeiros anos da Igreja e a transformação de um perseguidor em um dos maiores defensores do cristianismo.
Ficha técnica Protagonistas: James Faulkner (Paulo), Jim Caviezel (Lucas) Lançamento: 2018 Diretor: Andrew Hyatt
Curiosidade: É a segunda vez que Jim Caviezel interpreta uma figura bíblica — a primeira foi Jesus em A Paixão de Cristo (2004).
Estes filmes para chorar você poderá encontrá-los na BP Select, o streaming da Brasil Paralelo. Só basta assinar.
Assinando a BP Select, você terá acesso a uma curadoria de obras que resistem ao tempo e que ressaltam os bons valores. Não perca a oportunidade de assistir filmes com grandes significados.