O Prêmio Nobel foi criado por Alfred Nobel, inventor da dinamite. Após um jornal chamá-lo de “comerciante da morte” ele começou a trabalhar em outra forma de ser lembrado. Assim, em seu testamento, ele dedicou sua fortuna a criar o Prêmio Nobel.
No documento, ele escreve as 5 áreas que gostaria de premiar “para aqueles que tenham conferido o maior benefício à humanidade”. São elas: Física, Química, Medicina, Literatura e Paz. Como homenagem, o Banco Sueco criou a sexta categoria: o Prêmio Nobel de Economia.
De Física à Literatura, entenda as diferentes categorias do prêmio Nobel nesse artigo. Conheça os vencedores que escreveram seu nome na história e revolucionaram a história da humanidade por meio de seus estudos e invenções.
Um dos nomes mais polêmicos da atualidade a ser indicado ao prêmio foi Donald Trump. Veja o vídeo que fizemos sobre o assunto:
A primeira categoria descrita no testamento de Alfred Nobel foi o Prêmio de Física. Ele é concedido pela Academia Real das Ciências da Suécia.
Entre 1901 e 2025 o Nobel de Física foi concedido 119 vezes. 229 indicados foram laureados com apenas um deles, tendo recebido o prêmio duas vezes.
Esse foi John Bardeen. Ele recebeu o Nobel em:
O primeiro vencedor foi Guilherme Conrad Röntgen (o inventor dos Raios X) “em reconhecimento aos serviços extraordinários que prestou pela descoberta dos notáveis raios posteriormente nomeados em sua homenagem”.
Já o prêmio mais recente foi cedido a John Clarke , Michel H. Devoret e John M. Martinis “pela descoberta do tunelamento mecânico quântico macroscópico e da quantização de energia em um circuito elétrico”.
Além destes, outros grandes nomes laureados foram:
Todos esses nomes foram coletados da lista oficial do Nobel. Confira aqui.
A segunda categoria foi o Prêmio Nobel de Química. Também concedido pela Academia Real das Ciências da Suécia. No total, 198 indivíduos foram laureados com esse prêmio entre os anos de 1901 e 2025.
Dentre 117 entregas do Nobel de Química, duas delas foram feitas a Frederick Sanger. Ele ganhou o prêmio em:
Ele foi o único a ganhar o prêmio duas vezes antes do século XXI. Depois disso, apareceu Barry Sharpless.
Ele ganhou o Nobel de Química de 2001 “pelo seu trabalho sobre reações de oxidação catalisadas quiralmente” e o de 2022 junto de Carolyn Bertozzi e Morten Meldal pelo “desenvolvimento da química de clique e da química bioortogonal”.
Jacobus H. van 't Hoff foi o primeiro vencedor “em reconhecimento aos serviços extraordinários que prestou pela descoberta das leis da dinâmica química e da pressão osmótica em soluções”.
O prêmio mais recente foi dado a Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar M. Yaghi pelo desenvolvimento de estruturas metal-orgânicas.
O ganhador mais velho de um Nobel recebeu esse título vencendo a categoria de química. O senhor John B. Goodenough venceu em 2019 no auge dos 97 anos. Ao seu lado estavam M. Stanley Whittingham e Akira Yoshino.
Outros grandes vencedores do Prêmio de Química que entraram para a história foram:
A respeito de Linus Pauling e Marie Curie, eles foram dois dos poucos que conseguiram vencer o prêmio duas vezes.
Além de sua premiação em química, Curie também venceu o Nobel de Física ao lado de seu marido Pierre Curie em 1903.
Eles receberam o prêmio “em reconhecimento aos serviços extraordinários que prestaram através das suas pesquisas conjuntas sobre os fenómenos de radiação descobertos pelo Professor Henri Becquerel”. Esse prêmio consagrou Marie Curie como a primeira mulher a vencer um Nobel.
Quanto a Pauling, ele também venceu o Prêmio Nobel da Paz em 1962 “pela sua luta contra a corrida armamentista nuclear entre o Oriente e o Ocidente”. Essa conquista lhe tornou o único que venceu dois prêmios sem que nenhum fosse compartilhado.
https://youtu.be/HbmqUGcRz4w?si=EDAlu9-QgVLsvo0t
Sob responsabilidade do Instituto Karolinska (a Universidade Médica da Suécia), está o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina. Essa foi a terceira categoria que Alfred Nobel escreveu em seu testamento.
O primeiro a receber foi Emil von Behring “por seu trabalho sobre terapia sérica, especialmente sua aplicação contra a difteria, com o qual ele abriu um novo caminho no domínio da ciência médica e, assim, colocou nas mãos do médico uma arma vitoriosa contra doenças e mortes”
Já os últimos a ganhar o prêmio foram Mary E. Brunkow , Fred Ramsdell e Shimon Sakaguchi “pelas suas descobertas relativas à tolerância imunológica periférica”.
Desde 1901, o prêmio foi concedido 116 vezes e 232 pessoas foram laureadas. Além dos já citados, alguns dos principais nomes que ganharam esse prêmio foram:
Um brasileiro já foi indicado três vezes para o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina, mas nunca venceu. Descubra quem foi ele no artigo: 5 brasileiros que quase ganharam o Prêmio Nobel.
Alfred apreciava a literatura enquanto arte cultural, por isso à colocou em seu testamento como a quarta categoria.
O Prêmio Nobel de Literatura é entregue pela Academia Sueca de Literatura. A instituição entregou o Nobel 117 vezes a partir de 1901. 121 indicados receberam a premiação.
O primeiro Prêmio Nobel de Literatura foi dado a Sully Prudhomme “em reconhecimento especial à sua composição poética, que evidencia um idealismo elevado, perfeição artística e uma rara combinação das qualidades do coração e do intelecto”.
O último prêmio, entregue em 2024 ficou para Han Kang “por sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”.
Outros nomes que entraram para a história por suas obras literárias foram:
Conheça o Teller, a biblioteca virtual de audiolivros da Brasil Paralelo. Os maiores pensadores de todos te esperam em um único lugar. Baixe o Teller e comece hoje a dar seu play diário de inteligência, porque ter repertório torna a vida melhor.
Diferente das demais categorias que são entregues por instituições suecas, o Prêmio Nobel da Paz fica sob responsabilidade do Parlamento Norueguês.
A quinta categoria do testamento de Alfred possui o Comitê Norueguês do Nobel, um grupo de parlamentares que analisa as indicações e decide um vencedor. Isso foi feito 105 vezes desde 1901. 111 indivíduos e 28 organizações foram laureados.
Destacam-se as atuações do Comitê Internacional da Cruz Vermelha que recebeu o prêmio três vezes em:
O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados também já ganhou o prêmio mais de uma vez. Foram duas no total:
Os primeiros vencedores foram:
O prêmio foi entregue pela última vez em 2024 a Nihon Hidankyo “pelos seus esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar através de depoimentos de testemunhas que as armas nucleares nunca mais devem ser utilizadas”.
Essa categoria também foi vencida por Malala Yousafzai, a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. Ela ganhou o prêmio em 2014 quando tinha 17 anos “por sua luta contra a repressão de crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação”.
Além dela, falamos de outros nomes que venceram o prêmio em nosso artigo sobre o Prêmio Nobel da Paz. Confira.
Essa categoria é a mais distinta entre todas as que compõem o Prêmio Nobel, pois é a única que não estava descrita no testamento de Alfred.
O Prêmio Nobel de Economia na verdade se chama Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas ou, em português, Prêmio do Banco da Suécia para as Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel.
Essa premiação é mais uma homenagem do Banco da Suécia a Alfred do que uma categoria oficial do prêmio. Ainda assim, é tratada com igual seriedade.
Como não estava entre as cinco categorias iniciais, o Nobel de Economia só passou a ser entregue a partir de 1969. Nessa ocasião, Ragnar Frisch e Jan Tinbergen receberam a honraria “por ter desenvolvido e aplicado modelos dinâmicos para a análise de processos económicos”.
96 nomes foram laureados com ele 56 vezes até o ano de 2024, quando foi entregue a Daron Acemoglu , Simon Johnson e James A. Robinson “por estudos de como as instituições são formadas e afetam a prosperidade”.
Outros economistas famosos por terem vencido o prêmio são:
Hayek em especial foi um dos expoentes da Escola Austríaca. Assine o Curso de Formação da Brasil Paralelo e faça o curso: Introdução à Escola Austríaca de Economia.
Conheça a Brasil Paralelo
A Brasil Paralelo é uma empresa que busca resgatar boas ideias e valores nos brasileiros por meio do entretenimento de qualidade.
Em sua história, a empresa já produziu documentários, filmes, programas e cursos sobre história, filosofia, economia, educação, política, artes e atualidades.
“Tem sido ótimo ler o Resumo BP pois é uma leitura rápida e objetiva, não tomando muito tempo em um dia corrido”
“Leio diariamente e por confiar e por confiar na imparcialidade de vocês eu a recomendo sempre”
“Ao acessar o Resumo BP, tenho certeza que não haverá fios soltos nas informações.”
Esses são três relatos dos mais de 120 mil assinantes da Resumo BP, a newsletter de notícias da Brasil Paralelo.
Receba todos os dias no seu e-mail:
Assine o Resumo BP e comece a se informar com rapidez e qualidade.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP