Cerca de 29 brasileiros já receberam nomeações para o Prêmio Nobel entre 1901 e 1971.
Os dados foram disponibilizados pela Fundação Alfred Nobel, que mantém os indicados em segredo por meia década.
No entanto, nenhum dos sete brasileiros que receberam essas indicações acabou laureado.
Conheça a história de 5 brasileiros que foram indicados.
Adolpho Lutz

Nascido no Rio de Janeiro em 1855, Adolpho Lutz foi um dos maiores sanitaristas da história do Brasil e um pioneiro da medicina tropical.
Ele passou um período no exterior, estudando em cidades como Leipzig, Estrasburgo, Praga, Viena, Londres e Paris.
Sua curiosidade científica o trouxe de volta ao Brasil em 1892, onde se estabeleceu em São Paulo e passou a investigar epidemias.
Ele não apenas assumiu a direção do Instituto Bacteriológico, mas também confirmou o papel do mosquito Aedes aegypti na transmissão da febre amarela.
O médico chegou a usar a si mesmo como cobaia em experimentos, sendo picado por mosquitos para provar a relação entre o inseto e a doença.
Sua dedicação o levou a expedições por todo o país, pesquisando doenças como cólera, peste bubônica, febre tifoide, malária e hanseníase.
Apesar de sua importante contribuição para a saúde pública, Adolpho Lutz não foi premiado pelo Nobel de Medicina em 1938, ano em que concorreu.
O prêmio daquele foi concedido ao fisiologista belga Corneille Jean François Heymans.
Antônio Cardoso Fontes

Nascido em Petrópolis (RJ), em 1879, Antônio Cardoso Fontes foi aluno de Oswaldo Cruz, dedicando sua vida à medicina e à saúde pública.
Ele se aprofundou no estudo do bacilo (Mycobacterium tuberculosis), bactéria responsável pela tuberculose.
Sua atuação também foi essencial nas campanhas de erradicação da febre amarela e da peste bubônica no início do século XX.
Além disso, ele ajudou a fundar a Faculdade de Ciências Médicas do Rio de Janeiro (UERJ), da qual foi o primeiro diretor.
Ele foi indicado ao Nobel de Medicina em 1934, mas perdeu para o trio George Hoyt Whipple, George Richards Minot e William Parry Murphy, que estudavam anemia perniciosa.








.jpg)








.jpg)


.jpg)








