This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Saúde
3
min de leitura

Brasil registra quase 90% dos casos mundiais de dengue

De janeiro a abril 3,4 milhões de pessoas foram infectadas pelo vírus no país. Governo diz que lançará material para auxiliar profissionais no atendimento aos doentes.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
3/6/2024 18:29
Foto: Valery HACHE / AFP

“Né brinquedo não. Tira essa água! Da dengue!” O bordão da personagem de Solange Couto na novela “O Clone” nunca esteve tão atual. 22 anos depois da epidemia que infectou 280 mil brasileiros, a doença volta ao à cena de forma mais violenta.  

A Organização Mundial de Saúde divulgou que até 30 de abril 3,4 milhões de brasileiros foram infectados pelo vírus, relatou um grande portal de notícias. Em óbitos, o Brasil tem 2.846 dos 3.680 casos no mundo, 88% do total. 

O combate ao mosquito passa agora a ser novamente uma preocupação para o governo. O Ministério da Saúde divulgou no final do mês passado um plano de ação para combater o vírus

Batizado de “Plano de Ação do Evento”, o programa tem o objetivo de determinar medidas para o enfrentamento à crise sanitária causada pelo vírus. Entre outras ações, o governo pretende investigar o perfil das vítimas fatais da doença para coibir novas mortes. 

O plano inclui ainda uma organização do fluxo de informações da pasta para os demais setores envolvidos.

Organograma Ministério da Saúde - Reprodução 

Orientação de profissionais será feita através de cartilhas

A pasta comandada por Nízia Trindade irá enviar para as equipes de Atenção Primária à Saúde materiais técnicos com orientações aos profissionais. As instruções incluem campanha de conscientização para evitar água parada e cuidados com os casos mais graves. 

Sobre a vacinação contra o vírus, o ministério alega que devido à baixa disponibilidade de vacinas, a estratégia de vacinação contra a dengue está sendo realizada de forma gradativa. 

A prioridade são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade. O órgão destaca que a seleção da população-alvo para a vacinação levou em consideração as recomendações internacionais da Opas e da OMS, incluindo o cenário epidemiológico brasileiro de hospitalizações por dengue por faixa etária.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais