This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Saúde
3
min de leitura

Uma nova pandemia? China registra surto de vírus HMPV

Ainda não existe vacina ou antiviral específico para tratar dos pacientes contaminados.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
6/1/2025 10:52
Metrópolis

O governo chinês tem registrado um aumento nos casos de HMPV, principalmente entre crianças e adolescentes até 14 anos. 

  • O vírus humano Metapneumovírus (HMPV) infecta o sistema respiratório, causando sintomas como resfriados ou, em casos mais graves, bronquiolite e pneumonia. Comum em todo o mundo, ele afeta principalmente crianças e idosos, e se espalha facilmente por gotículas do ar, especialmente no inverno

Segundo o chefe do Instituto Nacional de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis (INCPDT), Kan Biao, a doença tem aumentado a quantidade de pessoas em hospitais.

Um vírus comum

Apesar do surto chamar a atenção da mídia, o vírus é comum. A grande maioria das pessoas apresenta os sintomas antes dos 5 anos de idade.

Segundo dados da  Cleveland Clinic, o HMPV é responsável por 10% a 12% das doenças respiratórias em crianças.

Na China, o INCPDT afirma que o vírus ficou em oitavo lugar entre os que causaram mais infecções respiratórias agudas entre 2009 e 2019. 

Ele é sazonal e normalmente tem uma quantidade maior de casos durante o inverno.

Sintomas e grupo de risco

O vírus pertence à família do sincicial respiratório (RSV), e foi descoberto em 2001. Os sintomas são parecidos com os da Covid-19, podendo causar: tosse, febre, falta de ar e nariz entupido.

Em casos mais graves, o paciente contaminado pode evoluir para um cenário crítico, apresentando sintomas como pneumonia ou bronquite.

Os principais grupos que apresentam risco de evoluírem dessa forma são crianças pequenas, mulheres grávidas, idosos e pessoas com problemas no sistema imunológico.

Até o momento não há vacina ou antiviral para o HMPV. O tratamento parece com o da Covid-19 no início da pandemia.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais