As telas ocupam um espaço cada vez maior na rotina das pessoas em todas as idades.
Desenhos como CoComelons conseguem prender a atenção de crianças durante horas com animações repletas de cores vibrantes, sons altos e história desconexa.
Apesar da animação amada por milhões de crianças, o aumento de espectadores preocupa especialistas, já que a animação pode ser considerada viciante e causar problemas psicológicos.
Isso porque ela é feita para liberar dopamina no cérebro das crianças e criar uma sensação de prazer imediato.
O influenciador Pedro Alaer explicou que os efeitos de desenhos do tipo podem ser comparados a jogos de azar e cassinos na mente de adultos:
“Crianças que assistem esse tipo de desenho entram em um estado quase hipnótico, até porque os padrões de cores e sons são praticamente o mesmo das máquinas caça-níqueis.”
- Receba as principais notícias do dia em seu e-mail com o Resumo BP. Clique aqui e se inscreva sem pagar nada.
Desenhos neste formato também podem afetar outras áreas importantes do desenvolvimento infantil.
É o que revela um estudo realizado em 2011 pela American Academy of Pediatrics e divulgado pela revista Forbes.
A pesquisa mostra que nove minutos de exposição a desenhos com ritmo acelerado foram suficientes para comprometer a função executiva de crianças em idade pré-escolar.
Essa função é responsável por habilidades básicas, como por exemplo:
- Planejamento
- Resolução de problemas
- Controle de impulsos
A Psicóloga Andrea Jotta destacou que essas animações também podem causar problemas psicológicos, durante uma entrevista para a rede Bandeirantes.
Ela afirmou que essas animações podem afetar a sociabilidade de crianças e fazer com que elas sofram com ansiedade e irritabilidade:
“Vejo pais e mães se queixando que a criança começou a fazer birra, chora e se descontrola. Isso é indício que aquela criança é extremamente exposta à tecnologia e a esse tipo de conteúdo, ela perde a noção da realidade”.
Além disso, há outras preocupações envolvendo animações voltadas para crianças, incluindo carga política e ideológica.
- A Brasil Paralelo está lançou a segunda temporada do desenho Pindorama. A animação retrata a história dos heróis nacionais de maneira divertida e educativa. Assista um episódio abaixo:







.jpg)

.jpg)
.jpg)


.jpg)











