A Galinha Pintadinha é um dos maiores produtores de conteúdo infantil no Brasil. Seu canal no YouTube conta com mais de 38 milhões de inscritos e traz canções tradicionais brasileiras com animações.
No entanto, as contas da Galinha Pintadinha em outras redes sociais estão repletas de publicações com ironia e teor político.
Em uma postagem, a dona aranha da música popular, questiona fala sobre “privilégios históricos” e questiona a ideia de meritocracia:
“Se questiona diariamente se o de cima sempre sobr e o de baixo sempre desce, será que falamos de mérito ou de um mecanismo que reforça privilégios históricos”.
Em outra publicação, a borboleta da música tradicional afirma que tem sua força de trabalho explorada no capitalismo:
“Minhas asas carregam o peso de um sistema que lucra com cada movimento meu, Até o chocolate que eu produzo me lembra que adoçamos a vida com migalhas”.
Até mesmo referências diretas à União Soviética foram feitas em publicações nas contas.
Na postagem uma pessoa vestida como um pintinho compara as músicas da Galinha Pintadinha ao hino soviético:
Leonardo Zago é o responsável pelos perfis da Galinha Pintadinha nas redes sociais. Ele comentou sobre o posicionamento nas contas durante entrevista para a Folha de São Paulo.
- A Galinha Pintadinha, uma das marcas infantis mais conhecidas do Brasil, passou a publicar conteúdos com temas políticos em suas redes sociais. O posicionamento dividiu opiniões entre pais e educadores e reacendeu o debate sobre os limites entre entretenimento infantil e posicionamento de marca. Saiba mais sobre o tema no canal da Brasil Paralelo.





.jpg)


.jpg)











