This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Cidade em que Jesus nasceu volta a celebrar o Natal após dois anos de guerra

Belém teve celebração com árvore de Natal, desfile de escoteiros e missa de cardeal.

Por
Rafael Lorenzo M. Barretti
Publicado em
26/12/2025 16:02
Travelterapia

Há 2025 anos a cidade de Belém foi o palco de um dos momentos mais importante da história, o nascimento de Jesus Cristo. O mundo inteiro relembra esse dia na comemoração do Natal.

No entanto, a cidade onde Ele nasceu na manjedoura passou os últimos dois anos sem festas para celebrar a data com as festas tradicionais abertas ao público.

A Cidade de Belém fica na região da Cisjordânia, território palestino sob o controle de Israel

Desde o início da guerra contra o Hamas, em outubro de 2023, a região vem seguindo protocolos rígidos de segurança, levando autoridades locais a reduzirem ou suspender as comemorações.

No entanto, a trégua na guerra em Gaza após o início do cessar-fogo proposto pelos EUA fez com que as festividades voltassem à cidade.

Entenda melhor o conflito entre Israel e o Hamas com o filme From The River To The Sea. Clique aqui e assista completo sem pagar nada.

Como foram as celebrações em Belém?

Na véspera de Natal, a Praça da Manjedoura reuniu dezenas de cristãos. A celebração aconteceu em frente à Basílica da Natividade, construída sobre a gruta onde Jesus nasceu, segundo a tradição.

Muitos se posicionaram nas varandas do edifício municipal para observar as celebrações

Árvore de Natal em Belém ao lado da Igreja da Natividade. Imagem: Estadão.

Escoteiros desfilaram pelas ruas estreitas com uniformes e cânticos natalinos, enquanto uma grande árvore decorada ostenta bolas vermelhas e douradas ao lado da basílica.

Escoteiros celebrando o Natal próximos à árvore. Imagem: Valor Econômico.

O patriarca latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, chegou a Belém para presidir a tradicional Missa do Galo na Igreja da Natividade

Em sua homilia, o cardeal falou de luz e esperança após um período sombrio:

Queremos um Natal cheio de luz, porque é disso que precisamos. Depois de dois anos de escuridão, precisamos de luz. Sabemos que os problemas ainda persistem, mas precisamos virar a página e olhar para o futuro, abrindo um horizonte promissor. Precisamos disso. Vimos isso em Gaza, vimos isso em Belém, em todas as festas da Terra Santa. Feliz Natal.”

Ele também contou ter visitado Gaza e presenciado “situação catastrófica” e a resiliência dos habitantes, ressaltando a importância da fé em meio às dificuldades.

O discurso de esperança é uma mensagem importante, que ressoa para além da situação em Gaza. 

O próprio significado do Natal está ligado à esperança e à fé. A Brasil Paralelo explorou o sentido da data no Especial de Natal de 2025. Assista completo abaixo:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais