O Hamas devolveu os últimos 20 reféns vivos na madrugada de ontem (13), cumprindo com a primeira parte do acordo de paz.
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel para o Brasil, Rafael Rozenszajn, explicou os motivos para o grupo aceitar negociar neste momento durante entrevista para a Brasil Paralelo.
Segundo Rozenszajn, dois fatores fizeram com que os terroristas decidissem dar o primeiro passo em direção à paz.
Um deles foi a força das ações militares israelenses, capaz de enfraquecer o braço armado do grupo:
“Primeiro encurralamos militarmente o Hamas na Faixa de Gaza, mas infelizmente isso não foi o suficiente. O Hamas não dá valor nenhum para a sua população, está disposto a sacrificá-la.”
No entanto, para ele, a pressão política internacional contra o grupo teria sido o principal fator para a paz.
“Pela primeira vez nesses dois anos de guerra, o Hamas foi pressionado pela comunidade internacional, principalmente pelos países árabes… A partir do momento que o Hamas foi pressionado aceitou devolver nossos reféns”.
O porta-voz comentou que a pressão internacional mirou principalmente Israel ao longo dos últimos anos, o que foi um incentivo para o Hamas não devolver seus reféns.
“Em vez de pressionar quem começou a guerra, sequestrou nossos civis, deseja a nossa eliminação, a comunidade internacional estava pressionando o único estado democrático de direito na região… Isso fez com que o Hamas não tivesse interesse em devolver os reféns e terminar essa guerra.”
O comandante destacou que espera o apoio da comunidade internacional para as próximas etapas do plano de paz de Trump.
A estratégia incluiu a desmilitarização do grupo, além de sua saída do governo de Gaza e a criação de um comitê internacional para administrar a região.
O Hamas está no controle de Gaza desde 2007, quando expulsou a Autoridade Nacional Palestina, que atualmente administra algumas regiões da Cisjordânia.
Entenda melhor os impactos do fim da guerra para seu dia a dia com a certificação de Geopolítica da Brasil Paralelo, uma formação completa para quem quer compreender, de forma clara e prática, o que está além das notícias.
Com quatro professores experientes, o curso explica como o poder se move, o modo de construção das narrativas e qual é o papel do Brasil nesse grande tabuleiro mundial.
Clique no link abaixo para mais informações:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP