This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Cerveja produzida por padres no porão de igreja em MG é eleita a melhor do mundo

A cervejaria mantém sua produção com métodos tradicionais há mais de 130 anos.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
26/12/2025 19:23
Luiza Sudré/g1 TV Integração

Uma cervejaria artesanal mantida há mais de 130 anos no porão de uma igreja católica em Juiz de Fora conquistou medalha de ouro no Brazilian International Beer Awards (Prêmio Internacional de Cerveja no Brasil, em tradução livre).

A premiada do maior concurso de bebidas independentes da América Latina, “WeissBier” é produzida pela Cervejaria Hofbauer, que funciona no subsolo da Igreja Nossa Senhora da Glória.

A produção é mantida por padres da Congregação Redentorista, que preservam métodos tradicionais inspirados na cultura cervejeira europeia.

Segundo os organizadores do concurso, a cerveja mineira se destacou entre mais de mil rótulos inscritos, recebendo nota 97 de 100 em critérios como aroma, sabor e equilíbrio.

Com o quarto reconhecimento conquistado pela cervejaria em 2025, ano em que passou a disputar competições, o prêmio colocou a Hofbauer como melhor do mundo na categoria disputada.

A história e as características da cerveja centenária

A história começa no fim do século XIX, quando missionários redentoristas trouxeram ao Brasil a tradição monástica de produção de cerveja.

Desde então, a fábrica funciona com as mesmas máquinas importadas da Holanda em 1907, mantendo processos manuais e produções em pequena escala com lotes de apenas 350 litros, apenas quatro vezes por ano.

A bebida apresenta coloração amarelo-claro, teor alcoólico de 5,3% e aspecto naturalmente turvo. No paladar, o fabricante descreve um conjunto equilibrado, de corpo leve, baixo amargor e final suavemente cítrico.

"Ganhar uma premiação aumenta a visibilidade da marca e reforça a credibilidade no meio cervejeiro. Além disso, esses eventos permitem trocar experiências com produtores de todo o mundo. Mesmo quem não é premiado aprende muito com o feedback dos jurados", afirmou Taylor Bertoli, mestre cervejeiro e responsável pela produção, em entrevista ao G1.

Como visitar a cervejaria?

As visitas à cervejaria ocorrem aos sábados por agendamento, para grupos de até 30 pessoas, ao custo de R$65,00. Segundo a paróquia, os recursos obtidos com a venda da cerveja são destinados a projetos sociais da igreja.

A Hofbauer oferece sete estilos de cerveja artesanal. O pacote inclui degustação de três cervejas, pão e bolinho de cevada.

As vendas são feitas na biblioteca redentorista da igreja e pelo site oficial, com entrega em todo o Brasil.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais