As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
December 29, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Trump recebe Netanyahu hoje em sua casa para discutirem o futuro da trégua em Gaza

Segundo relatos, plano de Trump com 20 passos para acabar com a guerra é violado por ambas as partes.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
29/12/2025 13:41
REUTERS/Jonathan Ernst

Donald Trump e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se encontrarão nesta segunda-feira (29) para discutir o futuro da trégua na Faixa de Gaza e assuntos relacionados, como as preocupações do programa nuclear iraniano.

A reunião marcada para às 15h do horário de Brasília, ocorre num momento em que o cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos enfrenta dificuldades para avançar para sua segunda fase.

O que exatamente será discutido no encontro?

A trégua vigente começou em outubro de 2025, pouco depois que Trump divulgou um plano de 20 passos para acabar com o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

Os confrontos mais intensos foram interrompidos, mas há relatos de que violações mútuas ainda persistam.

A ideia é que o encontro na casa de férias de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, sirva para impulsionar a chamada segunda fase do cessar-fogo.

O plano inclui ações como o desarmamento do Hamas, retirada gradual das tropas israelenses e criação de um governo de transição para administrar Gaza.

Analistas internacionais destacam que essa segunda etapa é mais complexa porque depende de acordos sensíveis e da vontade política das partes envolvidas.

O plano de Trump apoiado por Washington inclui a criação de um órgão internacional de supervisão chamado Board of Peace (Conselho de Paz), aprovado pela ONU para ajudar a administrar a reconstrução e a estabilidade do território após o conflito.

Além do futuro da trégua, outras questões de segurança devem constar na agenda, como o programa nuclear iraniano e o desarmamento do grupo terrorista libanês Hezbollah.

A agenda diplomática de Trump com países em guerra

O encontro desta segunda-feira acontece poucos dias após outra agenda diplomática relevante do presidente americano.

No fim de semana, Trump recebeu o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para tratar da guerra entre Rússia e Ucrânia e das condições para uma eventual saída negociada do conflito.

Trump também sinalizou a intenção de convidar líderes da Ucrânia e de países europeus a Washington, em janeiro, visando ampliar o diálogo diplomático em busca de um acordo.

Onde acompanhar o encontro?

O governo americano não divulgou que o encontro será transmitido em tempo real, embora as contas oficiais da Casa Branca nas redes sociais costumam divulgar materiais institucionais sobre encontros como esse.

Como entender o conflito no Oriente Médio?

A Brasil Paralelo foi até o Oriente Médio para entrevistar especialistas no conflito entre Israel e Palestina.

Entenda a guerra para além das narrativas ocidentais com o filme From the River to the Sea. Assista completo abaixo:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais