Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

O que os brasileiros pensam sobre Lula?

Nova pesquisa da Genial/Quaest aponta as intenções de voto para as eleições de 2026 e percepção sobre o governo atual.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
17/12/2025 15:21
REUTERS/Adriano Machado

Após três anos com Lula na presidência, qual a percepção dos brasileiros sobre os resultados do seu governo? Quais são as intenções de voto para as eleições de 2026?

São essas e outras perguntas que a última pesquisa nacional do instituto Genial/Quaest busca responder. Os dados mostram que os entrevistados se dividem em dois grandes públicos:

Um que coloca Lula à frente nos cenários de reeleição, e outro que desaprova o governo atual e afirma que o presidente não merece mais quatro anos de poder.

Realizada entre os dias 11 e 14 de dezembro de 2025, o levantamento ouviu 2.004 eleitores, em 120 municípios, com margem de erro de 2 pontos percentuais. Confira alguns dos pontos mais relevantes:

Lula deveria se candidatar à reeleição em 2026?

Segundo a pesquisa, quando questionados se o presidente deveria se candidatar à reeleição em 2026, a maioria dos entrevistados respondeu negativamente:

  • 55% não deveria;
  • 43% deveria;
  • 2% não souberam ou não responderam.

A pesquisa também abordou a questão sob outro ângulo: independentemente do voto, se Lula mereceria continuar por mais quatro anos como presidente. Aqui, os números se mantêm semelhantes:

  • 56% afirmam que Lula não merece continuar mais quatro anos;
  • 41% dizem que Lula merece seguir no cargo;
  • 3% não souberam ou não responderam.

Apesar da rejeição, Lula lidera nas intenções de voto para 2026. Por quê?

Em perguntas diretas, a pesquisa apontou que o presidente é aprovado por 46% dos entrevistados e desaprovado por 49%.

Porém, apesar da rejeição, Lula aparece à frente nas intenções de voto nos cenários simulados. A pesquisa aponta os seguintes números para um segundo turno:

  • Lula (PT) entre 44% e 46%;
  • Flávio Bolsonaro (PL) 36%;
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos) 35%;
  • Ratinho Júnior (PSD) 35%;
  • Ronaldo Caiado (União Brasil) 33%;
  • Romeu Zema (Novo) 33%.

Segundo as pesquisas da Quaest, boa parte da base lulista é formada por eleitores de menor renda, parte do Nordeste e segmentos que associam os governos do PT a políticas sociais e melhoria de condições de vida no passado.

Essa base, que representa cerca de 30% do eleitorado, um contingente maior do que qualquer outro grupo político organizado hoje, explica por que Lula permanece à frente nos cenários eleitorais mesmo em um ambiente de desaprovação elevada do governo. 

Já no campo da oposição, seus adversários disputam votos entre si, com um eleitorado mais fragmentado dividido entre bolsonaristas, conservadores não alinhados e eleitores independentes.

Conforme os dados apontam até o momento, enquanto não houver um candidato capaz de unificar os eleitores na oposição do atual governo, a base lulista tende a ser suficiente para mantê-lo à frente nos cenários traçados.

Como se manter atualizado com as principais notícias?

Conforme as eleições do ano que vem se aproximam, milhares de relatórios são publicados diariamente.

Se você quiser receber diariamente em seu E-mail apenas as notícias que mais importam, assine gratuitamente o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo:

Clique aqui e aproveite

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais