Política
3
min de leitura

O que é capitalismo? Afinal, o sistema capitalista é bom ou ruim?

Muito se diz sobre o capitalismo, mas nem tudo é real. Veja o que é capitalismo e como este sistema econômico se desenvolveu baseado na liberdade, lucro e na propriedade privada.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
1/9/2021 19:18
-

Muitos consideram que o capitalismo é o responsável pelos maiores problemas da humanidade, outros acham que é o melhor sistema que já existiu. Para avaliar se esta consideração procede, é necessário lançar um olhar histórico, social e econômico sobre o assunto.

As conversas sobre o sistema capitalista invariavelmente levam à esfera política. Por esta razão, já existe um artigo completo da Brasil Paralelo sobre a verdadeira diferença entre a direita e a esquerda.

O que você vai encontrar neste artigo?

O que é capitalismo? Resumo

O capitalismo é um sistema de relações econômicas que visa o lucro, liberdade econômica e posse de propriedade privada. O nome capitalismo ganhou notoriedade devido as críticas Karl Marx ao sistema de livre mercado, especialmente no livro O Capital.

Para ele, esse sistema dividia a sociedade entre donos de meio de produção e proletários, aqueles que oferecem sua mão de obra para receber um salário. Segundo Marx, o capitalismo instiga ao abuso contra os proletários.

Foi ele quem criou a ideia da divisão de classes sociais com base no poder econômico, e não nas funções sociais.

Outros economistas discordam de Marx. Um deles é Thomas Woods, economista formado em Harvard e na Columbia University e membro da Escola Austríaca de Economia.

Para ele, o capitalismo é o sistema mais difundido no mundo por causa de sua eficácia econômica e seus benefícios na redução da pobreza em geral, como será explicado ao longo do texto.

O capitalismo não é uma cultura, é um conjunto de relações econômicas que se desenvolvem nas culturas já existentes e se adaptam a elas, renovando-as e fortalecendo-as.

Sobre o capitalismo, o vencedor do Nobel de economia, Friedrich Hayek, diz:

“O que uma sociedade livre oferece ao indivíduo é muito mais do que ele seria capaz de fazer se apenas ele fosse livre. O sistema de propriedade privada é a garantia de liberdade mais importante”.

Pensadores como Olavo de Carvalho dizem que, quando o capitalismo tenta destruir uma cultura, ele enfraquece e perde espaço para o socialismo.

O que é capital?

Capital vem do latim capitale, que significa cabeça. Isto é uma alusão à riqueza, que em outros tempos era maior de acordo com a quantidade de cabeças de gado possuídas. O termo também pode significar liderança e poder.

Em economia, capital é um bem destinado à produção de outros bens econômicos. Por exemplo, uma máquina que faz xícaras é um capital, porque produz outros bens econômicos.

O dinheiro é entendido como capital enquanto implica a possibilidade de adquirir bens de capital, afinal, aqueles que têm dinheiro podem comprar o que precisam para fabricar o que pretendem.

Por sua vez, os bens de consumo estão diretamente ligados à satisfação do homem. Não são considerados capital.

Características do capitalismo

Em sínteses, pode-se dizer que as principais características do capitalismo são:

  • defesa da propriedade privada;
  • permissão estatal para a busca do lucro individual;
  • permissão estatal para o acumulo de riquezas;
  • defesa da propriedade privada;
  • liberdade de comércio.

O principal objetivo do capitalismo é facilitar a criação e a produção de valor. Neste contexto, valor pode ser entendido como bens e serviços que contribuem para a vida e o bem-estar de uma pessoa.

A liberdade é a condição para que o capitalismo funcione. Ela é necessária para a existência da criatividade, que estimula a inovação em produtos para a satisfação e a necessidade das pessoas.

Esta realidade está diretamente ligada à uma motivação humana básica e natural.

Ao observar a maioria das pessoas individualmente, percebe-se que elas são motivadas por uma “corrida pelo ouro”, uma corrida por um prêmio. Naturalmente, elas querem um grande ganho por terem se esforçado e assumido riscos por algo.

-> Veja como o capitalismo e o livre mercado ajudam os mais pobres:

Pensando nesta busca das pessoas, compreende-se o que é o capitalismo em duas partes:

  • Divisão do trabalho de forma especializada;
  • Tentativa de resolução de problemas.

Por exemplo, os empreendedores, com um certo grau de livre iniciativa, podem investir seu próprio capital, ou algum empréstimo, energia e esforço para criar algo que eles pensam que as pessoas gostariam de ter ou fazer.

Se funcionar, haverá um lucro e poderá ser reinvestido para obter um lucro maior.

O que possibilita a criação de produtos e serviços é o bônus da geração de riqueza.

Quem trabalharia, correria riscos, usaria seu tempo de vida e esforço para produzir e não ter retorno? Quem passaria dias, meses e anos trabalhando para não ver a realização de seu suor?

As pessoas criam produtos e serviços para ter ganhos. O dinheiro não é o único motivo para trabalhar, mas é um fator muito importante e, se for subtraído, a relação com o trabalho muda totalmente.

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais