A Brasil Paralelo

Somos uma empresa privada de entretenimento e educação.

Produzimos séries, documentários, filmes, programas e cursos, que tratam de política, história, filosofia, economia, educação, arte e atualidades. Oferecemos também diversos planos de assinaturas para conteúdos exclusivos aos nossos mais de 250 mil membros.

Nossas produções já foram assistidas por mais de 20 milhões de pessoas.

Nossa missão é resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros. Acreditamos que o entretenimento é uma das principais ferramentas para esse resgate. Nossa orientação é sempre a busca pela verdade histórica, ancorada na realidade dos fatos, e somos contrários a qualquer tipo de ideologização na produção de conteúdo.

Por que o nome Brasil Paralelo?

O nome é uma referência ao nosso modo de agir, totalmente independente. Não somos ligados a nenhum movimento, partido, ou figura política.

Há no Brasil uma cultura patrimonialista que vincula toda evolução social e cultural a uma ação do Estado ou de um movimento político.

Nós, por outro lado, acreditamos que a iniciativa privada é a mais eficiente força motriz para produção da cultura no país. São as pessoas que devem voluntariamente escolher o que querem consumir – e, por consequência, destinar os seus recursos – e não algum burocrata.

Por que se tornar membro?

Os assinantes têm acesso a diversos conteúdos exclusivos de altíssima qualidade, como um catálogo de filmes, programação infantil, e cursos sobre história, economia, filosofia, ciência política, arte e educação.

Além disso, os membros recebem versões estendidas das nossas produções originais, e assistem às entrevistas completas com grandes professores, escritores, filósofos, jornalistas e cientistas políticos, dentre outros.

Conheça os planos disponíveis, e faça sua assinatura.

A verdade contra a ideologia

Quando um tema importante é ensinado de forma ideológica, num primeiro momento obtêm-se resultados alinhados à ideologia. Porém, num momento seguinte, as pessoas começam a se questionar sobre as informações que recebem e sobre quem entrega o conteúdo.

Quando isso acontece, surge uma demanda pela verdade.

A realidade objetiva é sempre mais completa e com mais nuances do que a narrativa ideológica, que não passa de um recorte que tem uma intenção. Nesse caso específico, o agravante notado está em usar o tema como uma espécie de mito fundador de grupos políticos revolucionários do país.

Nós somos contra a ideologização na produção de conteúdo. Quando você acredita que a verdade existe e se propõe a investigá-la, qualquer ideologia, por mais bonita e atraente que seja, em algum momento acaba se desmontando, provando-se limitada.

De onde vem o dinheiro da Brasil Paralelo?

A origem de nossas receitas é a venda de assinaturas para brasileiros comuns que enxergam valor em nosso trabalho. Jamais recebemos – e nunca receberemos – nenhum centavo de dinheiro público, seja direta ou indiretamente.

Nossos mais de 250 mil membros orgulham-se do trabalho que realizamos e têm a consciência de que contribuem para atingirmos nosso objetivo: resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.