Duas assinaturas
Pelo preço de uma
00
D
00
H
00
M
00
S
December 23, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Eduardo Bolsonaro pode perder passaporte brasileiro após cassação de seu mandato

Entenda os impactos políticos e familiares que a medida pode acarretar.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
23/12/2025 12:18
Apublica

Eduardo Bolsonaro perdeu seu mandato de deputado federal. A decisão foi formalizada na última semana e resultou no encerramento imediato de suas prerrogativas parlamentares, incluindo sua autorização para ter um passaporte diplomático.

Além do documento, o ex-deputado afirmou haver indícios de que Alexandre de Moraes o impedirá de conseguir um passaporte comum, o que poderia deixá-lo sem documentação brasileira válida para continuar vivendo nos Estados Unidos.

Devido aos impactos diretos sobre seu trabalho e sua família que vive nos Estados Unidos, ele diz estudar a solicitação de um passaporte apátrida.

O documento é um instrumento jurídico utilizado em situações excepcionais, quando uma pessoa não consegue obter documentação de seu país de origem.

Por que Eduardo Bolsonaro perdeu o mandato?

Eduardo Bolsonaro perdeu o mandato de deputado federal após ultrapassar o limite de faltas não justificadas às sessões da Câmara dos Deputados, conforme previsto no regimento interno da Casa e na Constituição.

A legislação estabelece que parlamentares que se ausentam além do percentual permitido perdem automaticamente o cargo, a menos que quando há justificativa aceita.

No caso de Eduardo, a Mesa Diretora da Câmara apenas formalizou a aplicação da regra, o que resultou no encerramento imediato de seu mandato e na perda de benefícios vinculados ao cargo, como o passaporte diplomático.

O ex-deputado deverá devolvê-lo às autoridades brasileiras após ser formalmente notificado.

A possível ordem de Moraes para bloquear o passaporte comum

Em uma entrevista ao SBT News publicada em suas redes sociais, Eduardo Bolsonaro afirmou ter recebido informações de que haveria uma orientação interna para que embaixadas e consulados brasileiros não emitam um passaporte comum em seu nome.

“Há uma ordem para que eu não possa ter passaporte comum. Se isso se confirmar, eu fico sem passaporte brasileiro. Mais uma tentativa de Alexandre de Moraes de minar o meu trabalho”, afirmou.

Até o momento, não há confirmação pública oficial sobre a existência dessa orientação geral às embaixadas do Brasil no exterior.

Impactos pessoais e familiares

O ex-deputado também afirmou que sua família já foi alvo de medidas administrativas e judiciais, o que poderia comprometer o sustento dos dois filhos pequenos.

“Eu conheço as estratégias dele (Alexandre de Moraes). Congelou a minha conta bancária, congelou a conta bancária da minha mulher… Eu ficaria sem ter como sustentar os meus dois pequenos filhos.", afirmou.

Confira sua fala na íntegra:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais