Live: Combate ao crime
Estaremos ao vivo em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 28, 2025
Ativar o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Saúde
3
min de leitura

Brasil desenvolve a primeira vacina de dose única contra a dengue

Nova vacina promete aumentar a cobertura contra a doença, que ganhou força este ano.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
26/11/2025 17:40
PortalGov

A Anvisa aprovou a Butantan-DV, a primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo

Desenvolvida no Brasil, ela é destinada à imunização de pessoas entre 12 e 59 anos e demonstrou altos índices de eficácia contra todas as formas da doença.

A agência já autorizou o início de estudos clínicos para estender o uso da vacina a idosos entre 60 e 79 anos. Também está em avaliação a ampliação para crianças de 2 a 11 anos.

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina mostrou 74,7% de eficácia geral contra a dengue, 91,6% contra casos graves e 100% de eficácia na prevenção de hospitalizações

Os dados vêm de um acompanhamento clínico de cinco anos com mais de 16 mil voluntários em 14 estados brasileiros.

Por exigir apenas uma aplicação, a Butantan-DV pode facilitar a cobertura e tornam a resposta a surtos mais rápida e eficaz.

Além disso, o imunizante protege contra os quatro tipos de sangue da dengue e foi testado em pessoas com e sem histórico de infecção

Os efeitos colaterais observados foram leves ou moderados e, segundo o Butantan, todos os participantes se recuperaram sem complicações.

Com mais de um milhão de doses já produzidas, a expectativa é que a Butantan-DV seja incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) a partir de 2026

A produção já foi iniciada no parque industrial do Butantan e deve ganhar escala com o apoio da empresa chinesa WuXi, que permitirá a entrega de até 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026.

A distribuição será coordenada pelo Ministério da Saúde. Uma reunião com o comitê do SUS está marcada para a próxima segunda-feira (1º), onde será definido o grupo inicial de vacinação.

O Brasil registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue, quatro vezes mais do que no ano anterior

Até novembro de 2025, já foram notificados 1,6 milhão de casos. Desde o início dos anos 2000, mais de 20 milhões de brasileiros tiveram dengue.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais