Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Todos os anos, mais de 1,2 milhão de crianças desaparecem ao redor do mundo e esse número tem aumentado ao longo dos últimos anos.
No Brasil, cerca de 23.919 crianças e adolescentes desapareceram apenas ao longo do ano passado.
Na prática, isso significa que aproximadamente 66 crianças desapareceram todos os dias no país.
Os dados mostram que houve um aumento em comparação a 2024, quando a média ficou em 60 desaparecimentos por dia.
A maioria das crianças eram meninas, cerca de 14.6 mil casos, o que representa 61% do total.
Elas tendem a ser as maiores vítimas da exploração sexual. Dados de 2024 apontam que aproximadamente 60% das meninas vítimas de tráfico humano foram para a exploração sexual.
Quais os estados onde mais crianças somem?
Os registros estão espalhados por todo o território nacional, mas alguns estados chamam atenção.
São Paulo concentra cerca de um quarto de todos os desaparecimentos do país, considerando todas as idades.
No entanto, o estado não está entre os mais perigosos quando colocado em perspectiva. A taxa de desaparecimento é de 8,6 crianças a cada 100 mil habitantes.
O cenário é mais preocupante em outros estados. O Rio Grande do Sul lidera com uma taxa de 24,12 crianças a cada 100 mil habitantes.
Ele é seguido de Roraima, com uma taxa de 19,5, e por Santa Catarina, com 18,6 a cada 100 mil habitantes.
O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), considera desaparecida “toda pessoa cujo paradeiro é desconhecido, não importando a causa”.
No entanto, um relatório de 2024 mostrou um aumento superior a 25% nas vítimas detectadas em comparação ao período pré-pandemia.
O tráfico para trabalho análogo à escravidão subiu 47% no mesmo intervalo, e a criminalidade forçada passou de 1% em 2016 para 8% em 2022.
Cerca de 60% das meninas traficadas foram vítimas de exploração sexual, enquanto 45% dos meninos são forçados a trabalhos análogos à escravidão.
A exploração sexual de crianças ganhou destaque após o lançamento do filme O Som da Liberdade, que conta a história real do ex-agente Tim Ballard. Ele deixou o governo dos EUA para fundar uma ONG de resgate a crianças.
A produção causou polêmica, após ser acusada de trazer uma narrativa conspiracionista por setores da esquerda.
Para mostrar que seu trabalho é real e deixar claro que o tráfico infantil é um problema real, Tim Ballard filmou uma de suas operações no documentário Guerra Oculta.
A Brasil Paralelo está distribuindo o filme de maneira exclusiva no Brasil. Clique aqui e garanta seu acesso.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.