Política5 min de leitura

Descubra sobre o que Lula e Trump conversaram durante telefonema

Presidente brasileiro disse que planeja ir aos Estados Unidos e encontrar Trump pessoalmente.

Por
Redação
Publicado em
Lula e Trump conversando
Fonte da imagem: InfoMoney

Receba notícias gratuitamente em seu email

Próximo envio em
14h
57m
13s

Lula teve uma conversa por telefone de 50 minutos com Trump. Os dois falaram sobre temas internacionais, relações bilaterais e economia.

Os temas da conversa foram divulgados em uma nota oficial na conta do presidente brasileiro no X.

Um dos principais pontos foi o convite do presidente americano para o Brasil participar do Conselho da Paz, um órgão criado para discutir o futuro da Faixa de Gaza e planejar a reconstrução da região.

No entanto, o esboço do estatuto do Conselho não fala diretamente sobre o Oriente Médio e o presidente americano já disse que poderá virar um substituto para a ONU no futuro.

Lula defendeu que o novo organismo deve atuar apenas na Faixa de Gaza e que a Palestina tenha assento nas discussões

Até o momento, o Palácio do Planalto não confirmou se o convite americano será aceito ou rejeitado

Lula defende ONU, mas pede maior protagonismo na organização

Durante o telefonema, Lula voltou a falar em uma reforma da ONU, “que inclua a ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança". 

Atualmente, o Brasil ocupa apenas cadeiras temporárias no órgão, enquanto Estados Unidos, China, França, Reino Unido e Rússia têm assento permanente e poder de veto.

Desde as origens da organização, o Brasil tenta conseguir um assento permanente no Conselho.

Presidentes também falaram sobre Venezuela

Os dois líderes também falaram sobre a situação da Venezuela após a operação americana que acabou na captura do ditador Nicolás Maduro

Segundo o Planalto, Lula destacou a importância de preservar a paz e a estabilidade na região, além de trabalhar pelo bem-estar do povo venezuelano.

[VENDA] BP 10 ANOS

Trump defende abertura econômica com o Brasil

Os presidentes também trocaram informações sobre indicadores econômicos e avaliaram que há perspectivas positivas para Brasil e Estados Unidos

Trump afirmou que o crescimento das duas economias é benéfico para toda a região das Américas.

A conversa incluiu ainda propostas de cooperação no combate ao crime organizado, envolvendo ações contra lavagem de dinheiro, tráfico de armas e intercâmbio de dados financeiros

Lula disse que gostaria de visitar Washington após compromissos oficiais na Índia e na Coreia do Sul, previstos para fevereiro. A data da visita ainda não foi definida.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

[VENDA] BP 10 ANOS
[VENDA] BP 10 ANOS