Trump disse que o Conselho de Paz criado por sua administração para mediar o cessar-fogo e a reconstrução da Faixa de Gaza tem potencial para substituir a ONU.
A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca no dia que marcou exatamente um ano desde o início de seu segundo mandato.
Questionado sobre o objetivo do novo órgão, o presidente disse que a ONU “não tem sido muito útil” em diferentes conflitos.
“A ONU deveria ter resolvido cada uma das guerras que eu resolvi”, declarou.
Ele afirmou que a iniciativa americana teria potencial para assumir um papel hoje exercido pela organização internacional.
O que é o Conselho de Paz criado por Trump
O Conselho de Paz é descrito pelo governo americano como um novo órgão de transição, pensado para supervisionar o cessar-fogo e a reconstrução da Faixa de Gaza.
No entanto, as atribuições do Conselho poderão ser ampliadas para atuar também em outros conflitos ao redor do mundo.
De acordo com o The Times of Israel, a carta de fundação do órgão afirma que sua função é “promover estabilidade, restaurar uma governança confiável e legítima e garantir uma paz duradoura”.
Em nenhum momento do texto de fundação é mencionada diretamente a Faixa de Gaza ou a região do Oriente Médio.
A estrutura concentra grande poder na figura do presidente do conselho, cargo que será ocupado por Trump de forma vitalícia.
Cabe exclusivamente a ele convidar novos Estados, prorrogar mandatos e até expulsar membros, embora exista a possibilidade de veto por dois terços dos integrantes.
Os países convidados podem participar por mandatos de três anos. Já os Estados que contribuírem com US$1 bilhão (R$5,32 bilhões) no primeiro ano passam a ter direito a um assento permanente.
As autoridades americanas afirmam que todo esse dinheiro deverá ser usado para financiar a reconstrução de Gaza.
Aproximadamente 60 países já foram convidados a integrar o conselho. A lista inclui membros da Otan, além de países como Rússia, Egito, Jordânia, Paquistão e Brasil.




.jpg)
.jpg)



.png)
.jpg)
.jpg)




.jpg)
.png)
.jpg)






