As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
January 21, 2026
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Governo Trump muda tipo da letra em documentos e diz que objetivo é enfrentar a cultura woke

Designer que criou a fonte Calibri diz que ela é melhor para leitura digital, mas comemorou ter seu trabalho chamado de woke.

Por
Rafael Lorenzo M. Barretti
Publicado em
20/1/2026 14:59
CBN

Desde o início do segundo mandato de Trump, o governo americano passou por uma série de mudanças para enfrentar a cultura woke dentro do Estado.

O presidente mudou as determinações do governo Biden. Um exemplo foi o decreto que acabou com o financiamento público para competições femininas que incluíssem trans.

Outro caso emblemático foi o fim das políticas de Diversidade Inclusão e Igualdade (DEI) em órgãos públicos.

O secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou que o último passo no enfrentamento à cultura woke está sendo a mudança na fonte utilizada pelos diplomatas americanos.

Em um documento enviado a todas as representações dos EUA no exterior veio a determinação de que a fonte Calibri fosse abandonada e substituída pela Times New Roman.

Rubio chegou a chamar a fonte antiga de “woke” e disse que ela é “inadequada”. Para o secretário de Estado, a mudança aumenta o profissionalismo nos documentos:

Para restaurar o decoro e o profissionalismo nos documentos escritos do Departamento e abolir mais um programa dispendioso, o Departamento está retornando à Times New Roman como sua fonte padrão. Este padrão de formatação está alinhado com a diretiva do Presidente, reforçando a responsabilidade do Departamento de apresentar uma voz unificada e profissional em todas as comunicações”.

A fonte Calibri passou a ser utilizada oficialmente após uma determinação da gestão Joe Biden em 2023.

Ela foi escolhida após grupos de diversidade e defesa dos direitos dos deficientes pressionarem  o governo.

Estudos sugerem que letras como a Calibri, sem serifa, os traços decorativos, são mais fáceis para pessoas que têm algumas deficiências visuais.

Designer que criou a Calibri comentou decisão de Rubio

O designer holandês, Lucas de Groot, disse ao jornal Wallpaper que projetou a Calibri para que fosse mais fácil de ler na tela digital.

Ele explicou que a Times New Roman foi criada pelo jornal The Times em 1930 e é melhor para a leitura impressa do que para documentos digitais:

Se você comparar uma linha de texto em Times New Roman com uma linha de texto em Calibri em uma tela de alta resolução, verá imediatamente que a Times New Roman é fina demais… A Times New Roman, tal como implementada no sistema operacional Windows, é uma fonte de baixa qualidade.”

Groot também disse que ele leva as críticas de Rubio e do governo Trump como um elogio a seu trabalho:

Para mim, é apenas uma história curiosa. E [Rubio] chamar a Calibri de woke provavelmente é mais um elogio do que algo ruim para mim”.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais