As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
January 21, 2026
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Lula não foi ao Fórum Econômico Mundial para ir ao “Davos latino-americano”

Ministra que foi no lugar defendeu a reforma tributária e falou em integração na América Latina.

Por
Rafael Lorenzo M. Barretti
Publicado em
21/1/2026 20:07
CNN Brasil

Os principais chefes de Estado do mundo se reúnem na cidade de Davos, Suíça, para discutir os rumos da economia e da geopolítica todos os anos.

Há quatro anos que o Brasil não é representado por seu presidente em um dos eventos mais importantes da política mundial.

Assessores dele afirmaram à CNN Brasil que Lula escolheu prestigiar um evento semelhante que acontecerá na Cidade do Panamá.

O evento chamado oficialmente de Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe começará no dia 27 e durará até o dia 30.

A conferência organizada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe deverá contar com a presença de 2.500 autoridades, empresários e especialistas.

Ministra de Lula foi a Davos e defendeu integração na América Latina

Em seu lugar, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Durante sua fala, ela criticou a falta de integração na América Latina:

A América Latina é uma das regiões menos integradas do mundo. Do ponto de vista do potencial interno de crescimento, eu destacaria três frentes em que a integração regional é essencial: infraestrutura, integração produtiva, com cadeias regionais de valor mais articuladas, e integração de políticas sociais, que também poderia gerar ganhos relevantes de escala e eficiência”.

Ela também elogiou o governo Lula e falou sobre os esforços da gestão para aprovar a reforma tributária:

O Brasil realizou algo que eu diria ser histórico: uma reforma tributária em um governo democrático, tanto do ponto de vista da tributação indireta, com a simplificação do sistema, quanto em relação ao imposto de renda”.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais