As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
January 14, 2026
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Joesley Batista volta à Venezuela e se reúne com nova presidente

Empresário havia tentado convencer Maduro a renunciar antes da operação americana.

Por
Rafael Lorenzo M. Barretti
Publicado em
14/1/2026 17:08
Folha de São Paulo

O empresário Joesley Batista voltou à Venezuela na última sexta-feira (9), para uma reunião com a presidente Delcy Rodríguez

O encontro foi reservado e acontece em meio à reorganização do poder no país após a captura de Nicolás Maduro por forças especiais dos Estados Unidos.

Joesley e Delcy conversaram sobre a estabilidade do governo e as perspectivas de investimentos, segundo apurou a CNN.

Apesar de não ocupar nenhum cargo público, o bilionário tem sido procurado pelos governos do Brasil e dos EUA para falar sobre suas impressões da nova gestão.

Após a conversa com Delcy Rodrigues, ele foi para Washington, onde conversou com oficiais americanos, segundo a Reuters.

Joesley repassou opiniões positivas sobre o novo governo e disse que o regime se prepara para uma abertura para o mercado internacional.

Não é a primeira vez que ele exerce um papel importante na tensão política entre EUA e Venezuela.

Em novembro do ano passado, o bilionário repetiu o apelo de Trump para que o Nicolás Maduro renunciasse e garantisse uma transição pacífica no país.

Entenda como está a situação do regime chavista após a prisão de Maduro com o especial da Brasil Paralelo. Clique aqui e assista completo.

Quais são os negócios de Joesley na Venezuela?

A relação do empresário com o regime de Caracas tem mais de uma década. A JBS vendeu alimentos para o país durante os momentos mais graves da crise econômica, principalmente entre 2015 e 2016.

As estimativas apontam que a empresa tenha vendido mais de US$1,2 bilhão em negociações especiais com o governo venezuelano. Na época, a companhia chegou a ser chamada de "tábua de salvação" pelo regime.

Atualmente, Joesley também tem participações em outros setores. A Fluxus, empresa do grupo J&F, que controla a JBS, explora o petróleo no país e a Âmbar Energia recebeu autorização para importar energia para o país.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais