Aproveite os bônus esclusivos
Estreia de A Vida dos Santos
00
D
00
H
00
M
00
S
January 26, 2026
APROVEITAR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Fim do regime cubano? Trump afirma que Cuba está próxima de cair

Com o cancelamento do envio de petróleo venezuelano à ilha, o regime socialista fica próximo do colapso. O governo cubano afirmou que não aceitará intimidações.

Por
Gabriel Costa
Publicado em
29/1/2026 13:02
Reuters

Menos de um mês após a operação na Venezuela, Donald Trump afirmou que Cuba está perto de cair e que o regime da ilha está próximo do colapso.

O principal motivo é o fim do envio de petróleo e dinheiro da Venezuela, historicamente o maior aliado econômico de Havana.

“Eles recebiam dinheiro da Venezuela. Recebiam petróleo da Venezuela. Isso acabou.”

Em 3 de janeiro, os Estados Unidos realizaram uma operação militar na Venezuela e capturaram Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores.

Ambos foram levados a Nova York para responder a acusações, incluindo narcoterrorismo e tráfico de drogas, em um tribunal federal.

Trump afirmou que os EUA estão administrando a Venezuela e que o país deixou de enviar petróleo barato para Cuba, uma ajuda que foi essencial para manter a economia cubana funcionando por décadas.

“Estamos administrando a Venezuela”, disse o presidente.

Ele afirmou que o país “estará melhor do que nunca” e que os EUA pretendem explorar o petróleo venezuelano em parceria com o novo governo.

“Vamos ganhar muito dinheiro para eles e para nós”.

Para a Casa Branca, o fim do petróleo venezuelano pode acelerar mudanças políticas em Cuba, que já vive uma crise com apagões e falta de alimentos.

Cuba afirmou que não aceitará intimidações

O governo cubano reagiu duramente às declarações. O presidente Miguel Díaz-Canel classificou a operação americana na Venezuela como um “ato de terrorismo” e afirmou que Havana não aceitará intimidações externas.

O regime cubano também rejeitou a ideia de negociar acordos com Washington, dizendo que os EUA “não têm autoridade moral” para impor condições à ilha.

Ainda assim, Trump manteve o tom duro. Para ele, sem o apoio da Venezuela, o regime cubano está próximo do fim.

A Brasil Paralelo contou a história da ditadura socialista em Cuba no quarto episódio do épico História do Comunismo.

A produção original reúne os principais estudiosos sobre o comunismo e as pessoas que vivem sob esse regime.

Clique aqui e entenda o que está por trás do regime ameaçado por Trump.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais