Aproveite os bônus esclusivos
Estreia de A Vida dos Santos
00
D
00
H
00
M
00
S
January 26, 2026
APROVEITAR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Marca lança chinelo “pé direito” em resposta à campanha da Havaianas

O anúncio gravado por Fernanda Torres gerou uma onda de reclamações nas redes sociais e vídeos de protesto nas lojas.

Por
Gabriel Costa
Publicado em
27/1/2026 13:36
Instagram

No fim de 2025, a Havaianas lançou uma peça estrelada por Fernanda Torres que foi interpretada por parte do público como uma provocação política.

No vídeo, a atriz disse que não deseja que o ano comece “com o pé direito”, mas “com os dois pés”, afirmando que sorte não depende da pessoa, mas do acaso.

Link

A fala gerou críticas entre usuários, que enxergaram na mensagem uma ironia direcionada ao campo político conservador.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez um trocadilho com o slogan mais conhecido da marca, que é "Havaianas: todo mundo usa".

"Havaianas, nem todo mundo agora vai usar", escreveu Nikolas Ferreira nas redes sociais.

A reação ganhou força nas redes. Pessoas publicaram vídeos em frente a lojas da Havaianas pulando com o pé direito e até cortando seus próprios chinelos.

https://www.instagram.com/reel/DSnA9UsgCZs/

As críticas foram rebatidas por pessoas alinhadas à campanha. Uma página no X publicou uma imagem sugerindo que a Havaianas produzisse uma tornozeleira eletrônica para o pé direito.

Postagem do X. Imagem: reprodução.

Outra reação surgiu 24 horas após a campanha: a conta @usepedireito. Um mês depois, o perfil já acumulava 336 mil seguidores e anunciou a pré-venda de seus próprios chinelos.

A marca se apresenta como uma resposta direta ao debate levantado pela propaganda. Em sua descrição, afirma que “pé direito” não é moda, mas identidade.

Durante esse processo, a conta chegou a ser desabilitada pelo Instagram, sob a alegação de descumprimento dos Padrões da Comunidade, mas foi posteriormente recuperada.

Havaiana pertence à família do diretor de Ainda Estou Aqui

A marca pertence à família Moreira Salles, uma das mais influentes do país, da qual faz parte o cineasta Walter Salles Jr.

O diretor é conhecido por produções associadas a temas caros à esquerda e já participou de projetos como Diários de Motocicleta, que retrata a juventude de Che Guevara.

Walter Salles dirigiu o filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de melhor produção estrangeira.

Fernanda Torres, protagonista do longa, recebeu o prêmio de melhor atriz, o que ampliou ainda mais sua visibilidade no período da campanha.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais