O sacerdote da Paróquia de Monte Castelo, em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, contou que inicialmente pensou que o homem estivesse passando mal e só depois soube da perda.
"Esse senhor é um ministro da comunhão, só que nesse dia ele estava só na missa. Como eu estava quase na hora da comunhão, eu deixei a hóstia e fui acolhê-lo. Eu não sabia da morte do neto", disse o padre em nota ao g1.
Após o abraço, membros da igreja acolheram o fiel, oferecendo apoio e ouvindo seu relato. O padre, comentando sobre o caso em um vídeo enviado ao EA Notícias, afirmou:
“Quanto mais religiosos nós somos, mais humanos precisamos ser. Para que a jornada da vida seja mais leve.”
Frases como a do padre Henrique lembram a importância de pessoas religiosas que são uma referência de amor e empatia, especialmente diante de momentos difíceis.
Ao longo da história, a igreja chamou algumas dessas pessoas de santos, aqueles que buscam se parecer com Jesus Cristo, considerado por seus seguidores o grande modelo da verdadeira vida virtuosa.
O que torna alguém digno de ser imitado?
Essa ideia já aparece nos primeiros escritos cristãos. Em uma de suas cartas, o apóstolo Pedro resume esse chamado ao afirmar:
“Assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem” (1 Pedro 1,15–16).
No cristianismo, essa busca é entendida como um processo vivido no dia a dia.
Para o papa João Paulo II, o santo não é alguém que não peca, mas aquele que não desiste.
Ao reconhecer essas trajetórias, a Igreja mantém vivos exemplos que atravessam gerações. Referências humanas que podem responder a um questionamento antigo: o que torna alguém digno de ser imitado?
É a partir desse olhar que a Brasil Paralelo lança sua nova série A Vida dos Santos. Uma produção que mostra como diferentes homens e mulheres, em épocas e contextos distintos, enfrentaram seus desafios buscando viver com coragem e coerência.
Histórias marcadas por descobertas, guerras, perseguições e propósito.
No dia 26 de janeiro, às 20h, estreia gratuitamente o primeiro episódio da série.
Um convite para conhecer de perto e entender por que, mesmo séculos depois, essas histórias continuam sendo lembradas.
Clique aqui e garanta sua vaga.