Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Em 1972, o homem deixou suas pegadas na Lua pela primeira vez. A corrida espacial contra os soviéticos foi vencida pelos americanos com a missãoApollo 17, da Nasa, que foi desligada logo após o seu sucesso.
Cinco décadas depois, a agência americana anuncia o Programa Artemis, desenvolvido em parceria com as agências da Europa, Canadá e Japão. O projeto prevê cinco lançamentos e o próximo está previsto para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 23h41.
Artemis I, o primeiro lançamento (2022)
A primeira das cinco missões foi em 2022. Sem tripulação a bordo, a Artemis I levou a cápsula Orion para orbitar a Lua, lançada pelo foguete mais potente já construído, o Sistema de Lançamento Espacial (SLS).
Artemis II, o próximo lançamento (2026)
Agora, com quatro astronautas a bordo, a Orion contornará a Lua e passará além de seu lado oculto. Ficando a mais de 400 mil quilômetros de distância da Terra, a Artemis II será a missão tripulada mais distante já realizada pela humanidade.
Nesta segunda fase, a nave ainda não pousará na Lua. Em cerca de dez dias, a tripulação fará duas voltas ao redor da Terra para ganhar velocidade, usará a gravidade para contornar a Lua e então voltará.
O objetivo da Artemis II é testar o controle manual da nave e sua capacidade de suporte à vida humana em missões de longa duração. Os astronautas que farão isso serão Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, da Nasa, e o canadense Jeremy Hansen.
NASA/Frank Michaux
O lançamento será transmitido diretamente do Kennedy Space Center, na Flórida, e pelo YouTube. A missão está prevista para o dia 6, mas se estende até 11 de fevereiro em caso de problemas. De toda forma, a Nasa colocou o mês de abril como data limite.
O cronograma está sendo planejado com cuidado devido a um possível eclipse solar. A Orion não pode ficar no escuro por mais de 90 minutos seguidos porque possui um sistema de painéis solares para a geração de energia.
Artemis III a X (2027 a 2036)
A Artemis III já promete levar astronautas para caminhar na Lua. As próximas fases, Artemis IV e V, vão inaugurar a estação Gateway e o módulo Blue Moon da Blue Origin, a fase de construção de uma infraestrutura permanente no satélite.
A última missão do programa é a Artemis X, que prevê a permanência dos astronautas na Lua por um período prolongado, consolidando a ocupação humana definitiva.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.