This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Bolsonaro passa por oitava cirurgia após facada e segue internado sob vigilância policial

Ex-presidente poderá passar por outro procedimento para tratar de soluços caso o tratamento clínico não funcione.

Por
Rafael Lorenzo M. Barretti
Publicado em
26/12/2025 15:57
Blog Suerda Medeiros

Bolsonaro passou pela oitava cirurgia desde o atentado que sofreu em 2018, quando levou uma facada durante um comício em Juiz de Fora. 

Preso na sede da Polícia Federal em Brasília, o ex-presidente foi internado no hospital DF Star para correção de uma hérnia inguinal bilateral.

Esse tipo de patologia é uma fraqueza na parede abdominal, o que faz com que órgãos como intestino escapem para ambos os lados da virilha.

Do lado direito, havia a saliência de uma alça intestinal e do esquerdo, uma camada de gordura escapava pela parede abdominal. 

O procedimento consiste em empurrar o órgão ou tecido de volta ao abdômen e reforçar a região com uma tela de polipropileno.

A cirurgia durou cerca de 3h30. A equipe informou que Bolsonaro está consciente e em recuperação no quarto. A previsão é de permanência hospitalar entre cinco e sete dias.

Além da cirurgia, os médicos avaliam a necessidade de um segundo procedimento para tratar crises de soluços recorrentes, que chegam a 40 episódios por minuto. 

Uma das hipóteses é o bloquear o nervo frênico, que controla o diafragma. O procedimento é reservado a casos graves e está previsto para segunda-feira (29), caso o tratamento clínico não surta efeito.

Segurança reforçada durante a internação

A internação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes e aconteceu sob um forte esquema de segurança da Polícia Federal

Bolsonaro foi levado ao hospital em veículos descaracterizados, entrou pela garagem e permanece vigiado 24h por dois agentes da PF em sua porta.

Computadores, celulares e qualquer aparelho eletrônico estão proibidos no quarto. Apenas Michelle Bolsonaro e os filhos têm permissão para visitá-lo, mediante autorização judicial.

Na porta do hospital, Flávio Bolsonaro leu uma carta escrita pelo pai, indicando-o como pré-candidato à Presidência em 2026. 

Desde o atentado de 2018, Bolsonaro já foi submetido a sete cirurgias, incluindo procedimentos como:

  • retirada de parte do intestino;
  • bolsa de colostomia, correções de hérnias;
  •  vasectomia;
  • intervenções por aderências intestinais. 

A Brasil Paralelo lantou as evidências e principais teorias sobre a tentativa de assassinato contra Bolsonaro na segunda temporada da série Investigação Paralela.

Clique aqui e garanta acesso a todos os episódios da série e as outras produções originais por apenas R$10 por mês

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais