Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Crime
3
min de leitura

Adélio Bispo será solto? O homem que tentou matar Bolsonaro passa por avaliação psiquiátrico

Como não responde por processo criminal, Adélio poderá ser solto se psiquiatras determinarem que ele se recuperou.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
2/12/2025 12:03
Revista Veja

Em 2018, Bolsonaro participava de um ato de campanha em Juíz de Fora (MG) quando foi esfaqueado no abdômen por  Adélio Bispo Oliveira.

O ex-presidente conseguiu sobreviver após receber tratamento médico, mas é acompanhado pelo resto da vida pelas cicatrizes e problemas de saúde causados pela agressão.

Desde então, Adélio está preso na Penitenciária Federal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. No entanto, um novo exame psiquiátrico pode mudar isso.

Como é o exame que pode libertar Adélio Bispo?

O laudo, que ainda está em fase de elaboração, poderá indicar se ele pode deixar a prisão, onde está recluso há mais de sete anos.

Apesar de ter esfaqueado um presidenciável em plena campanha, Adélio não cumpre pena criminal

Isso porque foi considerado inimputável pela Justiça com base em laudos médicos que atestaram transtorno mental. 

Desde então, está internado por medida de segurança com previsão de permanência no sistema até 2038, quando completará 60 anos. A nova avaliação busca responder três questões

  • O periciando ainda é portador de patologia ou transtorno mental que justifique a manutenção da medida de segurança inicialmente imposta? Qual?
  • Atualmente, o periciando apresenta condição psíquica que represente risco para si ou para terceiros? Emita um parecer técnico acerca da cessação ou persistência da periculosidade do internado.
  • Em caso positivo, e com base em prognóstico médico e análise de casos semelhantes, em quanto tempo ele deverá ser reexaminado para verificar eventual cessação da periculosidade?

Os peritos envolvidos estão utilizando trechos do laudo original que embasou a decisão judicial de 2019. Os documentos completos não foram digitalizados por questões de segurança.

Atualmente, Adélio vive em isolamento em uma cela de cerca de seis metros quadrados

Criminoso piorou durante o tempo na prisão

Segundo agentes da unidade, sua saúde mental piorou com os anos de confinamento. Ele não interage com outros detentos, não lê livros e desconhece acontecimentos recentes, como a condenação de Bolsonaro no STF.

As investigações da Polícia Federal apontam que Adélio teria agido sozinho, no entanto há diversas teorias de que ele teria recebido apoio de outras pessoas. 

A Brasil Paralelo reuniu as principais hipóteses e evidências relacionadas ao caso no último episódio de Investigação Paralela.

O programa analisa os principais crimes do Brasil e do mundo. A quarta temporada chegou na plataforma este ano, com casos como:

  • a morte de Ayrton Senna;
  • Jeffrey Epstein;
  • Tiradentes; 
  • a falsa irmã Lúcia; e 
  • as mortes da Frente Ampla contra o regime militar.

Clique aqui e garanta acesso a Investigação Paralela, juntamente com todas as produções originais.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais