O Brasil voltou para a lista de países com mais crianças não imunizadas no mundo.
O levantamento feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela OMS, coloca o país na 17ª posição no ranking das 20 nações com mais crianças não vacinadas no mundo.
O número de crianças que não foram vacinadas saltou de 103 mil em 2023 para 229 mil em 2024.
A vacina DTP1 (primeira dose contra difteria, tétano e coqueluche), é usada como parâmetro para calcular o número, já que é uma das primeiras vacinas.
O Brasil representa 16,8% das crianças não vacinadas na região da América Latina e Caribe, e 1,6% no mundo.
Nas Américas, o número de crianças "dose zero" aumentou em 186 mil em relação ao ano anterior, chegando à marca de 1,4 milhões.
Em todo o mundo, quase 20 milhões de crianças perderam pelo menos uma dose da vacina DTP em 2024, sendo 14,3 milhões consideradas "dose zero".
Veja o ranking completo das 20 nações:
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) afirmou em uma nota enviada à CNN que o cenário pode ser causado pelo grande número de crianças no país.
O documento destaca que nações com mais crianças pequenas têm uma tendência a registrar um número maior de não vacinados:
"Isso não é necessariamente um reflexo de programas de imunização mais fracos, mas, sim, um resultado de escala. Por exemplo, o Brasil tem uma taxa de cobertura [vacinal] relativamente alta de 91%, mas, devido à sua grande taxa de nascimentos, o número absoluto de crianças com 'dose zero' [nenhuma vacina] permanece significativo".
A coordenadora de Saúde do Neonato e da Criança do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Ivone Amazonas, destaca que “a queda na vacinação é preocupante”.
Ela afirma que é preciso descobrir os motivos que causaram esse aumento para reverter o cenário:
“É preciso mapear as razões desses bebês não estarem sendo vacinados e adotar estratégias para chegar a essas famílias”.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP