Jordan Peterson, um dos intelectuais mais influentes da atualidade, anunciou que vai interromper suas atividades para tratar um problema de saúde.
A informação foi divulgada por sua filha, Mikhaila Peterson, em comunicado nas redes sociais.
Segundo ela, o psicólogo canadense foi diagnosticado com a síndrome da resposta inflamatória crônica (CIRS).
Trata-se de uma condição causada por uma predisposição genética que dificulta a eliminação de toxinas de fungos e bactérias pelo sistema imunológico.
Mikhaila explicou que a doença afeta cerca de 25% da população, mas o pai possui uma versão grave do quadro.
Ela relatou que os sintomas se agravaram ao longo do ano passado, especialmente depois de Peterson ter se exposto a um ambiente com mofo:
“Recentemente, ele foi exposto a um ambiente particularmente mofado enquanto ajudava a limpar a casa do meu avô após seu falecimento, o que intensificou gravemente os sintomas.”
Ela também destacou que sua piora não tem relação com questões psicológicas ou uso de medicamentos:
“Para deixar claro, isso não tem relação com acatisia ou medicamentos. Ele não está tomando remédios. É uma disfunção do sistema imunológico”, afirmou.
Em 2019 e 2020 o psicólogo passou por problemas de saúde causados pela dependência de remédios para ansiedade, como benzodiazepinas.
A Brasil Paralelo investigou a indústria por trás desses medicamentos com o documentário A Fantástica Fábrica de Sanidade.
Clique aqui e garanta acesso a essa e todas as produções originais por apenas R$10 ao mês.
A CIRS explica problemas de saúde recorrentes do psicólogo, como alergias severas e intolerância a diversos alimentos:
“Ele realmente tem sofrido muito com isso desde 2017, só não sabíamos como se chamava”, afirmou a filha.
De acordo com ela, a dieta exclusivamente carnívora adotada por Peterson o ajudou por um tempo, mas deixou de ser suficiente:
“Comer apenas carne ajudou a manter os sintomas sob controle, mas não tem sido suficiente recentemente.”
O problema também estaria por trás do cancelamento de eventos recentes no Brasil e na Europa:
“Para as pessoas no Brasil - ele pede desculpas por não poder comparecer ao evento e definitivamente espera estar lá no futuro. Ele pede desculpas por adiar sua turnê europeia.”
Peterson pausará temporariamente seu podcast, mas deixou prontos alguns episódios do novo programa Answer the Call, gravados antes da piora recente.
“Oi, pessoal,
Jordan Peterson está tirando um tempo de folga de tudo.
Ele foi diagnosticado com CIRS (síndrome da resposta inflamatória crônica) devido a uma predisposição genética que faz com que o sistema imunológico seja incapaz de identificar e desintoxicar mofo/bactérias presentes no ar interno (essa predisposição genética não é tão rara — está presente em cerca de 25% das pessoas — mas ele tem uma versão grave).
No último ano, ele tem sentido cada vez mais os impactos do CIRS. Recentemente, ele foi exposto a um ambiente particularmente mofado ao ajudar a limpar a casa do meu avô após seu falecimento, o que agravou severamente os sintomas.
Para deixar absolutamente claro — isso não tem nada a ver com acatisia ou medicação. Ele não está tomando nenhum medicamento. É uma disfunção do sistema imunológico.
O CIRS (síndrome da resposta inflamatória crônica) é o que está por trás de seus múltiplos problemas de saúde, alergias graves aleatórias e severas sensibilidades alimentares ao longo dos anos. Ele vem sofrendo bastante com isso desde 2017, mas nós simplesmente não sabíamos o nome da condição. Comer apenas carne ajudava a manter os sintomas sob controle, mas isso já não tem sido suficiente recentemente.
O CIRS também explica shows e eventos cancelados recentemente, aparições esporádicas em que parece abatido e uma certa emotividade (causada pela dor).
Ele está pausando o podcast no momento, mas estamos esperançosos por uma recuperação relativamente rápida, já que ao menos sabemos o que está acontecendo, existe tratamento e ele está respondendo bem, apesar de estar sendo difícil.
Graças a DEUS que finalmente sabemos o que está acontecendo.
O fato de que médicos geralmente não reconhecem que a exposição ao mofo no ar interno pode causar problemas crônicos de saúde é insano. O fato de que essa é a causa das nossas sensibilidades alimentares e da incapacidade de tolerar qualquer coisa além de carne (há 8 anos), de múltiplos distúrbios e doenças na minha família, e de ser algo praticamente não reconhecido pela comunidade médica, é absurdo.
Assim como o sistema médico não reconhecia dietas cetogênicas como tratamento para transtornos mentais há 10 anos (e ainda hoje a maioria dos médicos não reconhece).
Assim como a abstinência de medicamentos psiquiátricos não era reconhecida há 5 anos (e ainda hoje muitos médicos não a reconhecem).
Esse problema de qualidade do ar interno, que causa a Síndrome da Resposta Inflamatória Crônica, será comumente diagnosticado nos próximos 5 a 10 anos. Tenho certeza disso.
Estamos orando para que possamos tratá-lo rapidamente e para que a comunidade médica se torne mais consciente do CIRS, e que os códigos de construção mudem (adicionando ERVs aos sistemas HVAC) para que possamos ter ar fresco dentro de casa.
Todos devem levar isso extremamente a sério se tiverem transtornos psiquiátricos, autoimunes ou neurodegenerativos, ou se viverem com familiares que sofram desses distúrbios, já que a toxicidade por mofo se manifesta de forma diferente em cada pessoa exposta igualmente.
Para o público do Brasil — ele pede desculpas por não poder participar do evento e espera muito poder ir aí no futuro. Ele também pede desculpas por adiar a turnê europeia.
Então, por enquanto, no YouTube, há episódios do novo programa de perguntas e respostas — Answer the Call — que ele e eu gravamos juntos antes de ele adoecer seriamente. Ele estava muito animado para lançar isso, pois ajudar as pessoas é o que ele mais gosta de fazer. É por isso que ele faz o que faz.
Esperamos que vocês gostem, já está disponível no YouTube, @realDailyWire e em todas as outras plataformas de podcast, e teremos mais alguns episódios sendo lançados amanhã e na segunda-feira.
Obrigado pela compreensão, as orações são bem-vindas.”
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP