Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Israel
3
min de leitura

“Se você tivesse sido interceptada pelo Hamas, aí sim você ia ver o amor”: diz influenciador sobre Greta Thunberg

Ministro israelense afirma que ativistas interceptados assistirão a vídeo sobre ataque do Hamas a Israel. Saiba mais.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
9/6/2025 16:30
Site News Sky

A ativista sueca Greta Thunberg e outros 11 passageiros da embarcação Madleen serão forçados, pelo governo Israelense, a assistir ao vídeo do massacre promovido pelo Hamas em 7 de outubro de 2023.

A informação foi divulgada pelo ministro israelense Israel Katz, que justificou a medida como uma “lição visual” para ativistas que, segundo ele, “atuam como apoiadores da organização terrorista”.

A bordo estavam nomes como o brasileiro Thiago Ávila e a parlamentar europeia Rima Hassan, além de Greta. Todos foram detidos no domingo (8), quando o navio foi interceptado pelas Forças de Defesa de Israel (IDF) ao se aproximar da costa de Gaza.

A embarcação fazia parte do projeto Freedom Flotilla Coalition, que tenta romper o bloqueio israelense ao enclave palestino sob o pretexto de levar ajuda humanitária.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

“Greta, menina, você estava sumida”

A interceptação teve forte repercussão nas redes sociais, especialmente após a divulgação de um vídeo gravado por Greta Thunberg sob custódia israelense, onde a ativista, com aparência serena, faz um apelo por sua libertação e a dos demais tripulantes.

O vídeo viralizou e gerou reações irônicas. Uma delas veio do influenciador Firmino, que comentou o caso com uma crítica direta ao ativismo seletivo de Greta:

“Greta, menina, você estava sumida, hein! Ó, o desmatamento aumentou 92% em maio, você não quer dar uma passada por aqui? (…) Se você tivesse sido interceptada pelo Hamas, aí sim você ia ver o amor. A paz. O carinho que é o negócio lá. Como eles tratam bem as mulheres, viu?”

Firmino ironizou ainda o uso de tecnologia por ativistas que protestam contra o “capitalismo ocidental” enquanto utilizam celulares de última geração e participam de projetos financiados por ONGs internacionais.

Israel e o “documentário obrigatório”

Segundo o ministro da defesa de Israel, o vídeo que será exibido aos ativistas mostra os horrores da ofensiva do Hamas em 7 de outubro, incluindo o sequestro de 251 civis e o assassinato de 1.200 pessoas, a maioria durante um festival de música eletrônica.

Os ativistas serão encaminhados ao porto de Ashdod, em território israelense, e deverão prestar depoimento às autoridades de imigração.

Bloqueio, crise e pressão internacional

A operação ocorreu semanas após o governo de Benjamin Netanyahu suspender o bloqueio total de ajuda humanitária a Gaza, imposto como forma de pressão sobre o Hamas.

A medida gerou forte repercussão global e acentuou a crise humanitária na região, com escassez de alimentos, medicamentos e combustível.

A Freedom Flotilla Coalition já realizou tentativas anteriores de romper bloqueios em Gaza, mas todas foram interceptadas por Israel.

O grupo alega atuar de forma pacífica, mas autoridades israelenses apontam que a ação é uma forma de propaganda política alinhada com o discurso pró-Hamas.

Entenda o conflito entre Israel e o Hamas

Não é fácil compreender um conflito com camadas históricas, religiosas, territoriais e políticas. 

A maioria dos especialistas do Oriente Médio tem um consenso sobre o conflito entre Israel e Palestina: o ocidente possui uma visão nebulosa sobre o que acontece no Oriente Médio. 

A relação entre as sociedades dessa região é complexa e não cabe nas simplificações políticas que são adotadas na visão de franceses, brasileiros ou americanos. 

Para analisar o Oriente Médio, é preciso ajustar a lente para a lógica da região. Por esse motivo, a Brasil Paralelo mobilizou a sua equipe para ir até o local e ouvir as pessoas que de fato vivem essa realidade, produzindo o filme From The River To The Sea, entenda a Guerra em Israel.

Você também pode se interessar:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais