As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 10, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Qual a situação atual da guerra em Gaza?

Apesar do acordo de paz assinado em outubro, ataques e violações de ambos os lados reacendem a tensão no Oriente Médio e agravam a tragédia civil em Gaza

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
31/10/2025 17:49
GETTY IMAGES

O cessar-fogo entre Israel e Hamas sofre uma escalada de tensões em meio à troca de reféns.

O acordo assinado em 10 de outubro parece não ter sido respeitado totalmente, pois ambas partes trocaram ataques até terça-feira (28).

Israel mantém uma postura militar ofensiva, afirmando que militantes do Hamas violaram o acordo ao disparar tiros de precisão e foguetes anti-tanque (RPG) contra suas tropas. 

Em resposta, as Forças de Defesa de Israel (FDI) lançaram novos bombardeios seletivos, mirando líderes do grupo islâmico considerados responsáveis pelos ataques de 7 de outubro de 2023, que deram início à guerra. A nova ofensiva provocou a morte de 104 pessoas.

O Hamas, por sua vez, acusa Israel de não respeitar os termos do cessar-fogo e de atacar áreas civis sob pretexto de “operações preventivas”. 

O grupo atrasou a entrega dos corpos de reféns israelenses, justificando a demora com os novos bombardeios. 

Mesmo assim, houve gestos limitados de cooperação: no fim de outubro, Israel devolveu 30 corpos palestinos, enquanto o Hamas entregou os restos mortais de dois reféns israelenses, sinalizando pequenas trocas em meio à hostilidade.

O cessar-fogo em Gaza acabou?

Mesmo com o cessar-fogo em vigor, os confrontos continuam

Na fronteira de Rafah, tropas israelenses relataram ataques de franco-atiradores e mísseis, aos quais responderam com novos disparos.

Bairros como Shuja'iyya seguem entre os mais atingidos, com relatos de bombardeios e mortes civis. 

Israel continua na busca das últimas células armadas do Hamas, enquanto o grupo terrorista insiste em manter resistência armada.

Situação humanitária em Gaza

O cessar-fogo começou oficialmente em 10 de outubro e permitiu a entrada de ajuda humanitária em Gaza, com 400 caminhões entregando comida, suprimentos médicos e produtos essenciais.

Contudo, a situação geral de fome declarada em agosto continua, pois a ajuda humanitária é insuficiente. 

A volta das tensões no Oriente Médio está prestes a gerar mais desdobramentos que você não pode perder. Por isso, a Brasil Paralelo traz seu newsletter gratuito, o Resumo BP, com uma curadoria especial de notícias do Brasil e do mundo. Para ter acesso basta se registrar, e as notícias chegaram diretamente até você.

Quero receber o Resumo BP.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais