Aproveite os bônus esclusivos
Estreia de A Vida dos Santos
00
D
00
H
00
M
00
S
January 26, 2026
APROVEITAR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Região do Perú ameaça deixar país e se juntar ao Brasil

Moradores foram abandonados ao nível de usarem dinheiro brasileiro e colombiano ao invés do peruano.

Por
Rafael Lorenzo M. Barretti
Publicado em
29/1/2026 21:00
Uol

Uma região do Peru está ameaçando deixar o país e se juntar ao Brasil após anos de abandono do Estado

A comunidade indígena de Bellavista Callarú, localizada na Amazônia peruana, afirma que o governo simplesmente não tem presença na região.

"Se não houver resposta concreta, analisaremos alternativas drásticas, incluindo nos tornarmos parte do Brasil", disse Desiderio Flores Ayambo, líder da comunidade.

Região vive sob controle do tráfico e sem serviços básicos

O vácuo de poder foi ocupado pelo crime organizado, afirmara líderes locais ao jornal peruano La Región:

Segundo denunciaram, essa falta de presença estatal permitiu que organizações criminosas transnacionais operem com total liberdade, gerando atos de violência como assassinatos, sicariato, extorsões e ameaças constantes contra autoridades locais e líderes indígenas, que vivem sob risco permanente.”

Além da violência, eles reclamam de não poderem contar com serviços básicos. A unidade médica local funciona com dois técnicos, sem médicos ou obstetras

Em casos graves, moradores precisam ser levados para outras cidades e muitas vezes cruzando a fronteira para receber atendimento no Brasil.

A educação também está largada, há apenas um colégio sem salas para atender todos os alunos. Estudantes do ensino fundamental e médio dividem os mesmos espaços ou estudam em ambientes improvisados.

O abandono é tamanho que a comunidade não tem nem usado o Sol peruano como moeda, recorrendo ao real e ao peso colombiano.

Callarú é habitada por indígenas da etnia ticuna, presentes também no Brasil e na Colômbia. Segundo o censo de 2022, esse é o maior grupo indígena que vive no território brasileiro.

Brasil pode expandir pela primeira vez em 122 anos

A última vez que o Brasil incorporou um território do outro país aconteceu em 17 de novembro de 1903, quando o país anexou o Acre.

O território foi comprado da Bolívia por R$14,6 milhões em valores atuais e pequenas áreas alagadas do Mato Grosso, mas já estava ocupado por seringueiros brasileiros.

Poucos anos antes, seringueiros enfrentaram as tropas bolivianas e declararam a independência da região em um episódio conhecido como Revolução Acreana.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais