As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
January 21, 2026
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Trump afirma que Putin aceitou seu convite para fazer parte do ‘Conselho de Paz’ para Gaza

Putin disse que a proposta continua em análise e que responderá no momento devido.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
21/1/2026 20:40
Vyacheslav Prokofyev/Sputnik/The Associated Press

Dentre as declarações mais icônicas de Donald Trump esta semana, como dizer que gosta de Lula e que a ONU “não tem sido muito útil”, o presidente americano disse que Vladimir Putin aceitou o convite para integrar seu "Conselho de Paz" para Gaza.

Consegue imaginar o presidente russo em um grupo que promete estabilizar e reconstruir Gaza, após anos de conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas?

A declaração de Trump foi feita a jornalistas durante o Fórum Econômico Mundial. Entretanto, Putin disse que o Ministério das Relações Exteriores ainda estuda a proposta e responderá "no momento devido".

"Ele foi convidado. Ele aceitou. [...] Tenho algumas pessoas controversas. Mas estas são pessoas que fazem o trabalho. São pessoas que têm uma influência tremenda", afirmou Trump.

Putin disse que estaria disposto a destinar os mais de R$ 5 bilhões para ter um assento permanente no Conselho, contanto que os recursos viessem de ativos russos atualmente congelados pelos Estados Unidos.

Por que a Rússia é importante para o Conselho americano?

O presidente americano convidou Putin e presidentes de diversas nações para integrar o Conselho. Desde o envio das cartas aos candidatos, Trump fez comentários à imprensa sobre a influência de países como a Rússia em sua iniciativa: 

"Não podemos resolver os problemas do mundo ignorando os maiores jogadores. A Rússia tem influência naquela parte do mundo e, se queremos uma paz real e duradoura, precisamos de todos na mesa", afirmou Trump durante um breve encontro com a imprensa.

Segundo o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, o convite está sendo analisado por Moscou, que “avaliará os detalhes antes de tomar qualquer decisão”.

O Kremlin também informou na segunda-feira que o enviado especial de Putin, Kirill Dmitriev, se reuniria com membros da delegação dos EUA no Fórum Econômico Mundial em Davos esta semana.

No entanto, não ficou claro se essas reuniões incluiriam discussões sobre o Conselho de Segurança da Faixa de Gaza.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais