"Ele foi convidado. Ele aceitou. [...] Tenho algumas pessoas controversas. Mas estas são pessoas que fazem o trabalho. São pessoas que têm uma influência tremenda", afirmou Trump.
Putin disse que estaria disposto a destinar os mais de R$ 5 bilhões para ter um assento permanente no Conselho, contanto que os recursos viessem de ativos russos atualmente congelados pelos Estados Unidos.
Por que a Rússia é importante para o Conselho americano?
O presidente americano convidou Putin e presidentes de diversas nações para integrar o Conselho. Desde o envio das cartas aos candidatos, Trump fez comentários à imprensa sobre a influência de países como a Rússia em sua iniciativa:
"Não podemos resolver os problemas do mundo ignorando os maiores jogadores. A Rússia tem influência naquela parte do mundo e, se queremos uma paz real e duradoura, precisamos de todos na mesa", afirmou Trump durante um breve encontro com a imprensa.
Segundo o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, o convite está sendo analisado por Moscou, que “avaliará os detalhes antes de tomar qualquer decisão”.
O Kremlin também informou na segunda-feira que o enviado especial de Putin, Kirill Dmitriev, se reuniria com membros da delegação dos EUA no Fórum Econômico Mundial em Davos esta semana.
No entanto, não ficou claro se essas reuniões incluiriam discussões sobre o Conselho de Segurança da Faixa de Gaza.