O cristianismo continua a crescer no mundo. O número de cristãos subiu de 2,38 bilhões em 2023 para uma projeção de 2,63 bilhões em 2025.
Os números mostram uma taxa média de crescimento de 1,08% ao ano.
Regiões do Sul Global, como África Subsaariana e Ásia, lideram essa expansão.
Segundo o Pew Research Center e o Gordon-Conwell Theological Seminary, o número de cristãos no mundo continua crescendo. No entanto, em termos proporcionais, o cristianismo perdeu espaço na última década.
Em 2010, representava 30,6% da população global. Em 2020, caiu para 28,8%.
Esse recuo aconteceu porque outras religiões, como o Islã, têm crescido em ritmo mais acelerado.
O crescimento cristão entre 2010 e 2025 está concentrado em nações do hemisfério sul, com destaque para:
A China, por exemplo, teve aumento relevante mesmo sob restrições religiosas. Já a Índia, embora mantenha os cristãos como minoria, apresenta um ritmo de expansão acima da média global.
Atualmente, cerca de 120 países têm maioria cristã, número levemente inferior aos 124 registrados em 2010. Os países com maiores percentuais incluem:
Em números absolutos, Brasil, Estados Unidos e México seguem como as maiores nações cristãs do mundo.
Entre 2010 e 2020, ao menos quatro países deixaram de ter maioria cristã: Austrália, França, Reino Unido e Uruguai.
Em todos os casos, o número absoluto de cristãos se manteve ou cresceu ligeiramente, mas outras religiões ou a população sem filiação religiosa aumentaram em ritmo maior.
O crescimento atual ocorre, sobretudo, em países onde os cristãos ainda são minoria como China, Índia e Omã.
Nesses locais, a expansão é expressiva, mas insuficiente para transformar a fé cristã em religião majoritária.
Por outro lado, a tendência global reforça o deslocamento do eixo do Cristianismo para o Sul Global, uma mudança que vem redesenhando o mapa religioso mundial.
Na próxima produção, a Brasil Paralelo irá explorar a vida e o legado de um dos maiores líderes cristãos da história: João Paulo II.
Entender a vida de São João Paulo II é também compreender parte de seu impacto no século XX.
Para aprofundar essa história, a Brasil Paralelo lança sua primeira biografia original: O Papa que Venceu o Comunismo.
A live especial de estreia será exibida gratuitamente no dia 14 de agosto.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP