Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Originais BP
3
min de leitura

João Paulo II: o primeiro papa não italiano em mais 400 anos

Karol Wojtyła assumiu o papado em um contexto marcado pela Guerra Fria e tensões ideológica.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
27/7/2025 17:34
Santos e anjos

Em outubro de 1978, Karol Wojtyła, arcebispo de Cracóvia, foi eleito Papa, tornando-se o primeiro não italiano em 456 anos a ocupar o trono de Pedro

O último papa não italiano antes de João Paulo II havia sido Adriano VI, eleito em 1522. Nascido na região de Utrecht, nos Países Baixos, Adriano foi o primeiro, e até hoje único, papa holandês, assim como João Paulo II foi o primeiro papa polonês.

Assumiu o nome João Paulo II e inaugurou um pontificado que marcaria profundamente o século XX tanto no campo espiritual quanto no geopolítico.

Sua eleição surpreendeu o mundo e foi recebida com euforia na Polônia. Em meio à dominação soviética, a escolha de um papa vindo do bloco comunista soava como uma esperança silenciosa. Mas o silêncio duraria pouco.

No seu discurso inaugural, João Paulo II declarou: “Não tenhais medo. Abri as portas a Cristo.” Frase que ficou marcada durante seu longo pontificado.

Poucos meses depois, em 1979, voltou ao seu país natal. Diante de milhões de fiéis, fez uma oração simples, mas explosiva: “Que o vosso Espírito desça e renove a face da Terra… desta Terra!”

Na ocasião, deixou também um recado aos jovens universitários poloneses: que não perdessem a esperança e, mais uma vez, pediu que não tivessem medo.

“Vós deveis levar para o futuro toda a experiência da história que tem o nome de Polônia. Numa experiência difícil, talvez uma das mais difíceis do mundo, da Europa, da Igreja. Não tenhais medo da fadiga, mas tende medo apenas da leviandade e da pusilanimidade. Desta difícil experiência que tem o nome de Polônia pode obter-se um futuro melhor, mas só com a condição de sermos honestos, sóbrios, crentes, livres de espírito e fortes nas convicções”.

Aquela viagem acendeu algo novo no coração dos poloneses. Em pouco tempo, surgia o movimento Solidariedade, liderado por Lech Wałęsa.

Com raízes operárias e inspiração cristã, ele se tornaria a principal força de oposição ao regime comunista e pavimentaria o caminho para a queda da Cortina de Ferro.

Durante uma entrevista em 2009, Lech Walesa falou que o papa foi um dos principais responsáveis pela queda do comunismo na Polônia.

“Na verdade 50% da queda do muro está relacionada a João Pablo II, 30% à Solidariedade e Lech Walesa, e apenas 20% ao resto do mundo. Essa era a verdade naquela época e é a verdade agora” 

João Paulo II não empunhou armas nem assumiu cargos políticos. Sua arma era a palavra, sua força vinha da fé. Viajou por todos os continentes, falou a povos de diferentes culturas e denunciou tanto o totalitarismo quanto o relativismo moral.

Foi o líder espiritual mais influente do século XX, capaz de unir multidões e desafiar sistemas.

A história não foi mais a mesma depois dele. Seu legado permanece como símbolo de coragem, firmeza e esperança. Um papa que não apenas liderou a Igreja, mas ajudou a transformar o mundo.

O papa que venceu o comunismo

João Paulo II viveu os horrores do totalitarismo, crescendo na Polônia controlada por nazistas e comunistas.  

O papa foi uma figura-chave para o colapso dos regimes socialistas na Europa, sendo reconhecido por importantes líderes políticos.

Entenda como João Paulo II conseguiu mudar o mundo com a primeira biografia da Brasil Paralelo O Papa que Venceu o Comunismo.

Não perca a live especial de lançamento que será exibida gratuitamente no dia 14 de agosto.

Clique aqui e se inscreva para receber um aviso.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais