Era 13 de maio de 1981, aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima. A Praça de São Pedro, no Vaticano, estava cheia de fiéis. O papa João Paulo II circulava entre eles em seu veículo aberto, sorrindo e abençoando as crianças.
Às 17h17, dois disparos. O som seco cortou a celebração. O papa foi atingido no abdômen e na mão esquerda. A multidão entrou em choque.
O agressor, um jovem turco chamado Mehmet Ali Agca, foi imediatamente detido. O papa, gravemente ferido, foi levado às pressas para o Hospital Gemelli, onde passou por uma cirurgia que durou mais de cinco horas.
A bala havia passado a poucos milímetros de uma artéria vital. "Foi uma mão que atirou, mas outra mão guiou a bala", diria João Paulo II anos depois, atribuindo à intercessão de Nossa Senhora de Fátima o fato de ter sobrevivido.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.





























