Raio-X Baco Master
Exibição única
00
D
00
H
00
M
00
S
February 23, 2026
ASSISTIR DE GRAÇA
2026-02-23 8:00 pm
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

3 livros para sair da superfície e organizar a vida nesta Quaresma

Essas obras atravessaram séculos e são consideradas clássicos que ajudam o leitor a conhecer-se melhor e a pôr a vida em ordem.

Por
Gabriel Costa
Publicado em
20/2/2026 19:39
Unsplash

A Quaresma é um período importante para os católicos em todo o mundo. Além de simbolizar os 40 dias de Jesus no deserto, conforme relatado nos Evangelhos, ela marca a preparação para a principal celebração do calendário cristão: a Páscoa.

Para se preparar para essa festa, a tradição católica convida os fiéis às práticas de Jejum, esmola e oração. Este jejum, não se trata apenas de privação de refeições, mas de oferecer alguma penitência.

Alguns rezam mais, outros deixam de tomar refrigerantes ou comer doces. No entanto, essas não são as únicas práticas. Alguns fiéis buscam inclusive ler mais durante este tempo.

De acordo com o padre Frei Marcelo Amaral de Aquino, livros de espiritualidade são uma ótima escolha para esses dias. Boas leituras podem ajudar os fiéis a viverem com intensidade e se aproximarem mais das propostas deste tempo.

Para isso, selecionamos obras que ajudam a aprofundar sua experiência na Quaresma. Todas estão disponíveis no Teller, o aplicativo de audiolivros da Brasil Paralelo.

"Confissões", de Santo Agostinho

Frei Aquino afirma que a Quaresma também é um momento de reordenação pessoal. Nisto Santo Agostinho foi um grande exemplo, já que depois de uma vida de buscas e excessos, parou para ouvir e descobriu a verdade que estava buscando.

Em suas Confissões, ele narra o momento em que percebeu que a verdade não é uma ideia, mas uma Pessoa que nos encontra.

A leitura de Agostinho propõe uma reflexão sobre a trajetória pessoal do leitor, identificando as motivações humanas a partir da experiência do autor.

A obra culmina na conclusão de que a busca do coração encontra repouso apenas no plano espiritual, servindo como uma análise sobre a natureza das esperanças e das buscas individuais.

Clique aqui e ouça agora um trecho do livro

"Castelo Interior", de Santa Teresa D’Ávila

Santa Teresa D’Ávila utiliza a seguinte imagem: a alma humana é um castelo de cristal com sete moradas, e Deus habita no centro delas.

Frei Marcelo aponta que “o problema é que passamos a vida no pátio do castelo, distraídos com as "feras", os vícios e distrações que nos impedem de entrar”.

Viver a Quaresma com este guia é iniciar uma jornada de interiorização. Teresa ensina que a oração não é um ato de caminhar para o centro de si mesmo.

São Cipriano de Cartago questiona: “Se não entrares dentro de ti mesmo, como tu queres entrar no céu?”

Cada página busca limpar as "manchas de lama" do pecado que obscurecem o brilho da da alma.

Clique aqui e ouça agora um trecho do livro

"Imitação de Cristo", de Tomás de Kempis

Se Agostinho busca entender a verdade, Teresa d’Ávila ensina a oração profunda e Tomás de Kempis treina a vontade para quem deseja mudar hábitos e agir melhor no dia a dia.

Em frases curtas e diretas, ele fala sobre vaidade e o desejo de ser notado, apontando que a única coisa que importa é imitar Jesus.

A Quaresma propõe humildade e penitência. Kempis é o mentor que não passa a mão na cabeça.

Ele lembra que "é melhor sentir a dor do arrependimento do que saber defini-lo".

É uma leitura prática para quem quer dominar a si mesmo, aceitar as contrariedades da vida com paciência.

Clique aqui e ouça agora um trecho do livro

Estes livros são para serem meditados. No ritmo acelerado de hoje, a Quaresma é o convite para se acalmar e colocar as coisas no lugar.

Escolha um desses guias, dedique quinze minutos por dia para ouvir uma dessas obras em qualquer local e descubra como viver com mais intensidade a quaresma.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais