As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
January 14, 2026
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Padre de 103 anos morre após rezar Ave-Maria

Considerado o missionário redentorista mais longevo do Brasil, o sacerdote morreu em oração.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
14/1/2026 19:11
Portal A12

Aos 103 anos, o padre José Luciano Jacques Penido morreu logo após rezar uma Ave-Maria. A Arquidiocese do Rio informou que o sacerdote faleceu em oração, no espaço onde vivia desde 1975.

Membros da Congregação do Santíssimo Redentor disseram que o padre teria morrido faltando apernas um minuto para às 18h da última sexta-feira (9), na Tijuca, Rio de Janeiro.

O sacerdote, considerado o missionário redentorista mais longevo do Brasil, foi velado no domingo na Capela Mortuária do Cemitério da Paróquia da Glória. A despedida, em Juiz de Fora (MG), reuniu religiosos, sacerdotes, autoridades e fiéis.

História e reconhecimento no Vaticano

Padre Penido entrou no seminário redentorista aos 11 anos e foi ordenado sacerdote em 1947. Ele serviu por 78 anos na mesma função e na mesma congregação.

Às vésperas de completar 100 anos, ele recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco e uma carta do Superior Geral dos Redentoristas em reconhecimento à vida dedicada à fé e ao serviço pastoral.

Em Roma, ele estudou e chegou a atuar como vice-diretor da Rádio Vaticano no fim da década de 1960.

Na Paróquia Santo Afonso, onde se estabeleceu desde 1970, era reconhecido pela escuta atenta e pela simplicidade no trato.

O padre fundador do Museu do Escravo, em Belo Vale, sua cidade natal de Minas Gerais, foi sepultado no Jardim da Ressurreição ao lado de outros missionários da congregação.

Qual a importância de nomes que viraram referência na história da igreja?

Ao longo da história, os homens sempre voltam o olhar para pessoas que passaram por conflitos e dificuldades em suas vidas e conseguiram manter um sentido. Pessoas que demonstraram consistência, como o padre Penido.

Sacerdotes de longa data e os santos aparecem nesse contexto. Suas histórias falam de como tomaram suas decisões e orientaram suas vidas mesmo em cenários comuns ou adversos.

Elas mostram como valores podem ser vividos quando tudo ao redor aponta para o contrário.

Ao reconhecer essas trajetórias, a Igreja mantém vivos exemplos que atravessam gerações. Referências humanas que podem responder a um questionamento antigo: como viver bem?

É a partir desse olhar que a Brasil Paralelo lança sua nova série Vida dos Santos. A produção mostra como diferentes homens e mulheres, em épocas e contextos distintos, enfrentaram seus desafios buscando viver com coerência.

Histórias marcadas por descobertas, guerras, perseguições e propósito.

No dia 26 de janeiro, às 20h, estreia gratuitamente o primeiro episódio da série.

Um convite para conhecer essas trajetórias de perto e entender por que, mesmo séculos depois, continuam sendo lembrados.

Clique aqui e garanta sua vaga

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais